5 estratégias para atrair clientes
Angélica Rebello, Estrategista de Negócios, pontua ações essenciais para se destacar nesta que é considerada uma das datas que mais movimenta o varejo brasileiro
São Paulo, março de 2024 - O Dia do Consumidor, comemorado em março, é uma data esperada por comerciantes e empresários ansiosos para se destacarem para os clientes durante o período. No entanto, para que a data não acabe se tornando um problema, é crucial que as empresas estejam atentas a uma série de detalhes no momento da criação das estratégias de vendas.
O omnichannel é um exemplo claro disso, sendo um conceito já familiar aos varejistas, ele une o termo latino “omni” (todos) com o inglês “channel” (canais), e se destaca como uma abordagem apreciada pelos clientes, conforme revelado no Relatório Tendências do Varejo 2024 da Opinion Box, onde 77% dos entrevistados expressaram sua preferência pela integração entre lojas físicas e online. Essa estratégia omnichannel busca harmonizar e consolidar os diversos pontos de contato dentro de uma mesma loja ou empresa, proporcionando ao cliente a experiência de compra mais aprimorada possível.
Para Angélica Rebello, Gestora de Projetos e Estrategista de Negócios, a importância de contar com um sistema que respalde a execução das estratégias torna-se evidente tanto no cenário de evolução constante dos negócios quanto em datas sazonais. “Ter um sistema que apoie a execução das estratégias do seu negócio é sobre transformar planos estratégicos em tarefas realizáveis e resultados mensuráveis”, destaca.
Transforme seu pensamento de maneira estratégica para dia do consumidor
Diante da ampla diversidade em produtos e serviços durante a temporada, Angélica enfatiza a importância do empresário ser perspicaz e estratégico em suas escolhas. “Evite decisões impulsivas e emocionais, ser observador, buscar apoio e orientação é peça chave no sucesso. Assim como estabelecer contatos com outros empresários da mesma área que a sua. Assuma o papel de vendedor e influenciador do seu próprio negócio”, entende.
Naturalmente, as estratégias para alinhar-se com seu consumidor final são diversas e específicas para cada segmento. No entanto, a especialista destaca dicas fundamentais e aplicáveis a todos os negócios para auxiliar em uma jornada de sucesso. Confira:
1. Alinhe a sua empresa: “Garanta que todas as partes de sua organização trabalhem em direção aos mesmos objetivos. Isso pode envolver mudanças na estrutura, cultura e processos”, destaca Angélica.
2. Se atente ao desempenho: “Estabeleça objetivos claros e mensuráveis e acompanhe o progresso em direção a eles. Use um conjunto sustentável de indicadores de desempenho que reflitam todos os aspectos críticos do desempenho da sua organização”, comenta.
3. Aprenda com os erros dos anos anteriores: “É fundamental compilar e aprender com os erros e desafios enfrentados ao longo da jornada empreendedora. Estar atento às lições em tempo real ajuda a tomar decisões mais informadas no futuro”, salienta Angélica Rebello.
4. Seja perspicaz e estratégico: “Evite decisões impulsivas e emocionais, ser observador, buscar apoio e orientação desde o início é peça chave no sucesso. Assim como estabelecer contatos com outros empresários da mesma área que a sua. Assuma o papel de vendedor e influenciador do seu próprio negócio”, entende a Gestora de Projetos.
5. Planejamento é essencial: “A falta de planejamento é o principal fator que contribui para a alta mortalidade empresarial. Principalmente em datas como o Dia do Consumidor, a melhor chave para se sobressair em meio a tantas empresas, é ter um bom plano estruturado”, aconselha Angélica Rebello.
Sobre a Angélica Rebello:
Angélica Rebello é CEO da Vetta Project. É Gestora de Projetos e Business Analyst.
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