Motive sua equipe, aumente as vendas e supere metas!
Ohannes Kiledjian
Por Ohannes Kiledjian
O maior patrimônio de uma empresa são as pessoas, por isso, manter uma equipe feliz e motivada é fundamental. Para atingir esse objetivo é importante fazer campanhas para incentivar o time, obter mais resultados e atingir as metas da empresa.
Para melhorar o desempenho, principalmente na área de vendas, é preciso investir no treinamento para atualizar a equipe, acompanhar os resultados e criar metas diferenciadas para manter o time motivado.
Para atingir esse objetivo é importante que o gestor aplique técnicas corretas de motivação para garantir que os funcionários desempenhem suas atividades com determinação e comprometimento.
A motivação de uma equipe de vendas impacta diretamente nos resultados comerciais, pois um colaborador motivado realiza suas atividades com mais dedicação, enquanto o que está desmotivado diminui sua produtividade e influencia negativamente o clima organizacional da empresa.
Saber como incentivar uma equipe contribui para diminuir a rotatividade do colaboradores, pois eles se sentem satisfeitos e não buscam outras oportunidades, além de aumentar a produtividade porque um time motivado se dedica mais para atingir suas metas.
Para quem quer estimular a equipe, selecionei algumas sugestões que podem contribuir para melhorar os resultados. Confira:
Crie um ambiente adequado
Um ambiente de trabalho agradável contribui para o desempenho dos funcionários porque eles passam a encarar o trabalho como algo prazeroso em vez de chato e desgastante.
Para criar essa atmosfera, invista em uma infraestrutura que forneça as melhores condições e em espaços onde os funcionários possam relaxar para depois voltarem às tarefas revigorados.
Proponha também horários de trabalho mais flexíveis e práticas como home office.
Invista em treinamentos
Investir em treinamentos é importante para ensinar aos vendedores as melhores técnicas e fazer com que eles entendam as necessidades e o público que devem atingir.
A equipe comercial precisa estar preparada para lidar com as etapas de um processo de venda e investir nessa capacitação mostra que a empresa valoriza as pessoas.
Defina metas
Crie metas inteligentes que seguem o padrão S.M.A.R.T. para motivar seu time, lembrando que elas precisam ser Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e ter Tempo definido. As metas também precisam ser quantificadas para que se possa fazer o controle das vendas.
Defina também metas para realização das tarefas. Estipular um número de telefonemas para fazer, de reuniões para ele agendar e de propostas para enviar ajuda os vendedores a manterem o foco nas atividades e a não adiarem as tarefas.
Ofereça incentivos
Recompensar os funcionários pelas metas alcançadas é uma maneira de incentivá-los a continuar com um bom trabalho, mas estabelecer comissões sobre as vendas não é o único benefício que pode ser oferecido.
Conheça as necessidades dos seus colaboradores para oferecer benefícios que realmente irão impacta-los positivamente.
Estabeleça um plano de carreira
Um profissional que não possui perspectiva de crescimento não se sente motivado, por isso, oferecer um plano de carreira para cada vendedor é uma forma de incentivar a equipe.
Dê feedbacks
Faça reuniões com a equipe para que os funcionários saibam se estão indo bem ou se precisam melhorar. Não dê feedbacks apenas quando algum erro é identificado ou quando a equipe não consegue atingir uma meta. Feedbacks positivos também ajudam a motivar e servem como reconhecimento pelo trabalho realizado.
Inspire sua equipe
Os funcionários precisam olhar para seu líder e sentir confiança. Ele é a figura que deve inspirar e servir de exemplo. Essa relação entre as partes não precisa ser fria e profissional. Seja mais humano e mostre como cada vendedor é importante para a empresa.
Sobre Ohannes Kiledjian
Ohannes Kiledjian é executivo na área de vendas, com passagem por empresas nacionais de grande porte do setor de varejo com foco no segmento de calçados femininos onde ocupa posição de referência em excelência em vendas no ramo de representação. Com experiência em gestão e estratégias de vendas diretas para atacado, varejo e lojas de departamento, desenvolve projetos voltados para pré e pós-venda e gestão de showroom. Atua como consultor e palestrante no segmento.
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