5 dicas para evitar golpes virtuais na Cyber Monday
Especialista em segurança digital reforça cuidados com sites e senhas durante compras online
Após a Black Friday, na última sexta-feira (24), marcas e consumidores se preparam para a Cyber Monday, que acontece nesta segunda-feira (27). A “segunda-feira cibernética”, na tradução do inglês, é um evento que prolonga ofertas exclusivamente no e-commerce. Em 2022, a Cyber Monday teve faturamento de R$ 737 milhões e ticket médio de R$ 493,95, de acordo com dados da NielsenIQ Ebit.
No entanto, a data é brecha para golpes virtuais que visam roubo de informações pessoais e financeiras. Segundo relatório da Netscout, o Brasil é o principal alvo de ataques cibernéticos da América Latina, com 328.326 tentativas sofridas no primeiro semestre de 2023 - quase 42% do total de investidas na região.
“Fraudes, sites falsos e esquemas de phishing tornam-se mais recorrentes durante a temporada de promoções. É essencial que, ao buscar pelas melhores ofertas, consumidores estejam preparados para identificar e evitar possíveis golpes, garantindo uma experiência de compra segura na internet”, alerta Jonathan Arend, Principal Consultant de Cybersecurity da keeggo, consultoria de tecnologia.
O especialista reforça dicas de cibersegurança para compras online:
Sites confiáveis: Compre apenas em sites confiáveis e verifique se a URL começa com "https" para garantir conexão segura. O “s” indica que os dados estão sendo criptografados.
Senhas fortes: Cadastre senhas complexas e exclusivas para cada sistema que é acessado, atualizando-as regularmente.
Verificação em duas etapas: Ative a autenticação de dois fatores (2FA), sempre que possível, para adicionar camada extra de segurança.
Atualizações de software: Mantenha sistemas operacionais, navegadores e softwares de segurança atualizados para se proteger contra vulnerabilidades.
Monitoramento de atividades: Esteja atento a atividades suspeitas em contas bancárias, para identificar e denunciar rapidamente quaisquer transações não autorizadas.
“Os cuidados de segurança ofensiva e defensiva ajudam a reduzir riscos associados às armadilhas virtuais durante compras online na Cyber Monday e outras épocas do ano, ressalta Jonathan Arend.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>