Um futuro conectado com diversidade
Alinhada ao compromisso social, Necta Gás realiza Semana da Consciência Negra como parte da agenda de diversidade, equidade e inclusão da empresa. Evento visa o letramento racial e ações antirracistas
A Necta Gás Natural, em parceria com a ONG Arco-íris, realizou a Semana da Consciência Negra com debates, exposição e venda de produtos artesanais feitos por pessoas pretas e/ou LGBTQIAPN+.
A exposição aconteceu nas dependências do novo escritório da Necta, em Ribeirão Preto (SP), nos dias 21, 22 e 23 de novembro.
Além disso, a Semana da Consciência Negra da Necta Gás, contou com a palestra de Iuliana Rodrigues, empreendedora, assistente de Produção, voluntária da Ong Arco-Íris de Ribeirão Preto e ativista dos coletivos Negros: Coletivo Abayomi e União das Pretas.
Apaixonada por livros e idealizadora do Clube Literário Resenha Preta Oficial, Iuliana falou sobre o Letramento Racial. “Nós negros raramente temos referências de boas práticas ou outras possibilidades que nos inspirem. Nos livros, nas novelas, músicas, o corpo negro é posto como nascido para ocupar determinado espaço subalterno. O letramento racial está relacionado principalmente com a necessidade de desconstruir todas as formas de pensar e agir que, infelizmente, foram naturalizadas pois o racismo é estrutural e institucional. O intuito é constituir, a partir das referências e reeducação, boas práticas com possibilidades reais e inovadoras de inspiração e mudança pessoal, social e institucional, desconstruindo o pensar e o agir racista”, explicou.
A palestra trouxe vários insights para Marcelo Okumura, comprador da área de suprimentos da Necta Gás Natural. “Em vários momentos pude me enxergar nos eventos relatados. A promoção desse tipo de ação é de extrema relevância para conscientizar as pessoas de que o racismo infelizmente ainda existe e cabe a nós lutarmos contra”, ressaltou.
Para o presidente da Ong Arco-íris de Ribeirão Preto, Fábio de Jesus, parcerias como essa são fundamentais para dar visibilidade às pessoas pretas e LGBTPQIAPN+ “É importante valorizarmos empresas que têm o potencial de apoiar Ongs que historicamente sofrem discriminação e preconceito racial e LGBTfóbico no país. Nessa parceria levamos mercadorias feitas por mulheres pretas periféricas, valorizando a empregabilidade e a economia solidária. Queremos espaço no mercado de trabalho e em todos os lugares onde a diversidade seja conectada, respeitada e tenha igualdade de direitos.”
Sobre a Necta - Companhia responsável pelo serviço público de distribuição de gás canalizado em todo o noroeste do Estado de São Paulo, atualmente está presente com sua rede de distribuição em 42 municípios. Desde o início de suas operações, já construiu aproximadamente 1.300 quilômetros de rede de distribuição e conta atualmente com cerca de 45 mil clientes nos mercados residencial, comercial, industrial e automotivo. A empresa, que tem 120 colaboradores, tem sede em Araraquara (SP), e filiais em Araçatuba, Bauru, São Carlos e Ribeirão Preto, onde está expandindo sua presença com novo escritório, localizado na zona Sul da cidade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>