Potencializando as vendas na Black Friday: entenda como as startups podem ajudar a simplificar vendas e melhorar os resultados
A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano pelos consumidores. Mundo afora, esse período movimenta toda a economia global, fomentando, principalmente, o segmento varejista. No Brasil, em 2022, o período teve o primeiro declínio de vendas em ambiente digital, provocados, principalmente, pela Copa do Mundo, instabilidade econômica e altos índices de inadimplência. De todo modo, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas do setor cresceram 6,9% na Black Friday ante a mesma data do ano anterior.
Para este ano, estima-se retomada de crescimento das vendas, visto que, segundo dados internos do Google, no terceiro trimestre de 2023, as buscas relacionadas ao evento cresceram 114% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A fim de potencializar ainda mais as vendas do período, a InTienda é uma startup que ajuda a simplificar as vendas e otimizar resultados. Por meio de um catálogo digital que direciona as vendas de uma empresa para o WhatsApp de seus vendedores e gera dados a partir disso, a plataforma ajuda a criar de forma automática esses catálogos, que são integrados aos e-commerces mais utilizados no mercado. Deste modo, é possível identificar dentro da interface do sistema todos os produtos pesquisados pelo cliente antes de fechar o pedido, gerenciando todas as lojas da rede em apenas um único lugar.
“Criamos um catálogo digital que direciona as vendas para o WhatsApp, combinado de um Dashboard que apresenta todos os resultados obtidos”, pontua Willian Marcos, CEO e Co-founder da InTienda. “Atualmente, nossa plataforma conta com três planos: Gratuito, sem limitação de produtos e imagens, acesso ao dashboard e sem integrações; o Business, que possui integrações a ERPs e e-commerces para importação de produtos e geração de pedidos; e o Enterprise, que tem uma funcionalidade de gestão de franquias e geolocalização”, complementa.
A InTienda conta com diversas soluções dentro de sua plataforma, como a criação de catálogos, customização de vitrine, análise de dados de vendas, gestão de franquias, gerenciador de pedidos e jornada do cliente. “Com o alto volume de vendas durante a Black Friday, conseguimos apoiar as empresas na definição de estratégias e processos mais simplificados, o que, consequentemente, ajuda na otimização das vendas”, destaca. “O intuito da InTienda é, sobretudo, gerar facilidades ao negócio e otimizar resultados”.
A startup foi acelerada pelo InovAtiva, política pública gratuita de apoio ao empreendedorismo inovador no Brasil, no primeiro Ciclo de 2023 e, com isso, conseguiu repensar todo o modelo de negócio. De acordo com o CEO, considerando todos os benefícios gerados pelo programa, foi possível redesenhar a infraestrutura da startup, com foco em seu crescimento. “Foi a partir da aceleração que tivemos uma reflexão sobre nossa plataforma e criamos o plano gratuito, por exemplo. Além disso, outro ponto alto foi a conexão com outros empreendedores, e isso comprova que o ecossistema é muito colaborativo”, destaca. Recentemente, a startup recebeu um investimento equity-free de 20 mil por se destacar no programa de aceleração da USP, o StartNEU.
Questionado sobre o período de Black Friday, Willian reforça que o foco da InTienda atualmente está principalmente nas PMEs. “Nosso catálogo digital faz com que os pequenos comerciantes possam se digitalizar de uma forma gratuita e trazer mais vendas para o WhatsApp dos vendedores. Nesse sentido, durante a Black Friday, a disputa pela atenção dos consumidores no ambiente digital é gigantesca, então ter mais um canal para compartilhar com os clientes ajuda as empresas a se destacarem perante os concorrentes e, consequentemente, aumentarem suas vendas”, finaliza.
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