Black Friday: 5 dicas para escapar dos perigos do vício em compras
Mara Leme Martins, VP do BNI Brasil e PhD em psicologia, traz uma profunda reflexão sobre o impacto do consumismo desenfreado durante a temporada de ofertas
A Black Friday, um dos eventos de compras mais aguardados do ano, está se aproximando rapidamente, e muitos consumidores em todo o mundo já estão fazendo planos para aproveitar as ofertas tentadoras. De acordo com a pesquisa desenvolvida pela MField com 2.300 participantes, há uma crescente na expectativa de compra durante o período. A pesquisa revelou um crescimento de 32,2% na população que planeja comprar na Black Friday 2023 com relação ao ano passado.
Para a psicóloga Mara Leme, que é PhD. e VP da BNI Brasil, este frenesi de compras também traz consigo um perigo silencioso: o vício em compras. “À medida que os descontos inundam as lojas e sites, é necessário que as pessoas lembrem da importância de um consumo consciente, evitando gastos desnecessários e compreendo a causa do desejo desenfreado”, enfatiza.
A Black Friday, originalmente uma tradição norte-americana, conquistou o mundo com sua promessa de descontos incríveis em uma variedade de produtos. No entanto, para muitos, o evento se tornou uma oportunidade para ceder a impulsos de compras exageradas e, em alguns casos, desenvolver um vício em compras.
Esse fenômeno é conhecido como "oniomania", que pode resultar em dívidas esmagadoras e estresse financeiro, trazendo impactos também para a saúde mental e psicológica de quem passa pela situação. “A dependência psicológica refere-se a um estado de mal-estar que se manifesta após a pessoa interromper o uso daquilo que vicia, nesse caso, as compras. Ou seja, deixar de comprar algo irá promover uma reação negativa no cérebro. E, na situação contrária, ao comprar acontecerá uma diminuição da tensão, da ansiedade, elevação da euforia e outras sensações agradáveis. Porém, o cérebro condiciona esses efeitos à presença contínua do objeto vicioso", explica a psicóloga.
Comprar em excesso pode levar a sérias consequências, e o vício em compras pode ter impactos emocionais e psicológicos, causando sentimentos de culpa, ansiedade e depressão.
Para enfrentar esse problema, a especialista recomenda algumas medidas. Confira:
1. Defina um orçamento: “Antes de começar a comprar na Black Friday, estabeleça um limite de gastos realista. Cumpra esse orçamento rigorosamente para evitar gastos excessivos”, ensina.
2. Faça uma lista de desejos: “Planeje com antecedência o que você realmente deseja comprar e mantenha-se fiel a essa lista. Evite ceder à tentação de adquirir itens não planejados”, sugere a psicóloga
3. Esteja ciente dos gatilhos emocionais: “Muitas vezes, o vício em compras está relacionado a emoções negativas, como estresse ou solidão. Esteja atento aos momentos em que você sente vontade de comprar para lidar com emoções difíceis”, comenta.
4. Busque apoio se necessário: “Se você acredita que tem um problema real de vício em compras, não hesite em procurar ajuda profissional. Terapia e aconselhamento podem ser fundamentais para superar esse desafio”, aconselha a psicóloga.
5. Use a Black Friday de forma consciente: “Aproveite as ofertas da Black Friday de maneira consciente, aproveitando os descontos sem comprometer seu bem-estar financeiro”, completa.
A Black Friday é uma oportunidade emocionante para fazer compras com desconto, mas é fundamental lembrar que o verdadeiro significado das festas de fim de ano não está nos bens materiais que adquirimos. “Nesta Black Friday, lembre-se de que o vício em compras é um perigo real, mas com consciência, autodisciplina e apoio, você pode desfrutar das ofertas sem cair nas armadilhas do consumismo desenfreado. O verdadeiro valor da temporada de compras está na busca por um equilíbrio saudável entre o desejo de comprar e a necessidade de ser financeiramente responsável”, conclui Mara Leme Martins.
Sobre o BNI Brasil:
Mara Leme Martins é PhD. Psicóloga e VP da BNI Brasil - Business Network International - a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo. Fundado em 1985, o BNI é a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo. Os membros são profissionais de negócios que ajudam uns aos outros a desenvolverem seus negócios, através de seu compromisso com o principal valor, o Givers Gain. Todas as semanas, em milhares de comunidades no mundo inteiro, os membros se reúnem com outros respeitados líderes de negócios para construir e intensificar relacionamentos duradouros e passar referências de negócios qualificados. A afiliação ao BNI oferece acesso a treinamento de negócios, aprendizado com colegas e oportunidades para fazer networking
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>