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2 em 1: Como unir estratégias da Black Friday e Natal para alavancar as vendas

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Especialista selecionou funcionalidades para os varejistas alavancarem suas vendas e fidelizar clientes

A Black Friday e o Natal marcam o fechamento anual do calendário varejista, representando períodos cruciais para os comerciantes maximizarem suas vendas. Nesse contexto, é fundamental contar com estratégias bem delineadas para aproveitar ao máximo essas oportunidades.

Para atender as demandas desse período, ter uma ERP de gestão completa é essencial, mas além disso, é importante ter uma equipe preparada para utilizar todas as funcionalidades do sistema. “Oferecer aos consumidores uma experiência completa de vendas, com um time capacitado e munido de informações faz a sua loja se destacar na concorrência, aumenta a satisfação dos clientes, além de fidelizá los na Black Friday, já de olho no Natal", explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

Pensando nisso, o especialista selecionou 5 funcionalidades de ERP essenciais para alavancar as vendas e auxiliar os lojistas a melhorarem o desempenho nesse fim de ano:

1- Raio-X de estoque

Uma boa estratégia para as datas é checar o estoque para visualizar os produtos disponíveis e, assim, criar ações promocionais mais assertivas. O sistema criado pela VarejOnline, por exemplo, permite que o lojista mapeie o tempo de inatividade do estoque e escolha itens para trabalhar com promoções e até queimas de estoque, ideal para a Black Friday, conhecida pelo grandes descontos.

“É uma data com alta demanda de produtos, por isso, a gestão dos estoques é uma vantagem competitiva e será decisiva para os resultados de qualquer negócio. É possível atuar com promoções estratégicas na Black Friday, já se preparando para dezembro”, ressalta Mortari.

2- Gerenciamento de plataformas omnichannel

O omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada para o consumidor, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais. Por isso, é importante uma ERP que contemple todos os canais para facilitar o gerenciamento de ações.

Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online e com retirada na loja, por exemplo.

3- VO Closer

As vendas por whatsapp vem conquistando os consumidores pela facilidade de compra. Trata-se de um formato que permite divulgar produtos, fazer compras, realizar pagamentos online e retirar o produto em uma loja física, facilitando a compra para clientes que não querem enfrentar os shoppings cheios.

O app de vendas VO Closer, da VarejOnline, oferece um controle intuitivo para cada etapa da venda, além de total autonomia do vendedor para compartilhar com o cliente até mesmo um link de pagamento online, possibilitando que o seu cliente consiga fazer a compra totalmente pelo seu smartphone.

4- Análise de clientes

Para Mortari, a experiência do cliente é um ponto crucial das vendas, ainda mais quando trata-se de experiência personalizada, por isso, uma análise de perfil é importante

Por meio do sistema ERP o lojista consegue traçar o comportamento do consumidor, mostrar os itens mais comprados e qual o ticket médio das compras, dessa forma, é possível oferecer produtos que combinem com cada perfil e ser mais assertivo nas ofertas pensando em cada data.

5- Acompanhamento das metas da loja

É importante que o lojista trace metas em períodos definidos, dessa forma, é possível acompanhar o progresso das estratégias e até mesmo redefinir ações para atingir os objetivos de vendas antes do encerramento do ano.

“Incentivamos os profissionais a explorarem a ERP pois lá eles encontram todo tipo de informação para atender o cliente. É possível integrar o estoque da loja online e física, gerar cupons que podem ser usados em campanhas com influenciadores, ou mesmo promoções que se estendam da Black Friday até o Natal”, conclui Juliano Mortari.


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