3 reflexões primordiais para empreendedores do comércio eletrônico
Especialista indica principais desafios do setor e destaca ponderações necessárias aos donos de negócios para prosperar no e-commerce
Sendo um dos mercados que mais vem ascendendo globalmente nos últimos anos, o comércio eletrônico ganhou ainda mais força com as medidas de restrição impostas pela pandemia em 2020. Com os hábitos adquiridos no período e que se consolidaram até hoje, os consumidores não pretendem abrir mão de comprar pela internet. Segundo pesquisa da Octadesk, em parceria com o Opinion Box, 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra online por mês.
O comércio eletrônico movimentava um montante de R$ 28,8 bilhões há dez anos; em 2022, essa movimentação já pulou para os R$ 187 bilhões, reflexo da entrada de muitas marcas no digital, além de pequenos e médios empreendedores. Para Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi, empresa de tecnologia com soluções para o comércio eletrônico, apesar da alta competitividade no meio, ainda há espaço de sobra para quem quer uma fatia desse mercado.
“Empreender já é um grande desafio em qualquer setor, e os obstáculos sempre vão existir. No entanto, se uma marca se mantém antenada às tendências de mercado, investe em inovação e está disposta a superar os desafios, o comércio eletrônico pode ser um campo fértil para o crescimento”, pontua Colette.
A seguir, o executivo traz três dos principais desafios enfrentados por empreendedores do meio, seguidos de três perguntas a serem feitas para esclarecer e ultrapassar os obstáculos. Confira:
Alta competitividade
Uma simples pergunta que Lucas sugere aos empreendedores é: "O que o meu negócio tem para se destacar no mercado e capturar a atenção do público-alvo?"
No cenário de competitividade acirrada do comércio eletrônico, os empreendedores precisam não apenas diferenciar suas marcas, mas também conquistar a confiança e a lealdade dos clientes. Isso envolve a criação de estratégias de marketing eficazes, o desenvolvimento de um design de site atraente e um excelente atendimento.
Para responder a essa pergunta, tudo é válido, desde estratégias de engajamento nas redes sociais, um atendimento personalizado ao cliente, até uma logística operacional de envio de produtos diferenciada.
Uma boa plataforma de tecnologia
Para esse desafio, Lucas sugere a seguinte questão: “Qual é o meu objetivo no curto e longo prazo e quanto eu tenho para investir?”
A seleção da plataforma de tecnologia certa, robusta e que atenda às necessidades do negócio é fundamental para o sucesso no comércio eletrônico. Uma escolha inadequada pode resultar em problemas de desempenho, segurança e escalabilidade.
Ao responder isso, o executivo sugere que os empreendedores façam uma tabela com prós e contras das plataformas pesquisadas, os valores de operação e as principais soluções de cada uma. Aos empreendedores de primeira viagem, o CEO da Yampi também comenta que é válido observar se as plataformas dispõem de planos isentos de mensalidade, que possam ser mais interessantes para cada caso.
Segurança e privacidade de dados
Os empreendedores devem se fazer a seguinte pergunta-chave: "Como garantir a segurança dos dados dos meus clientes e cumprir as regulamentações de privacidade em um ambiente virtual suscetível a ameaças cibernéticas?"
Responder a essa pergunta, a depender do tamanho do seu negócio, envolve a implementação de medidas de segurança robustas, como criptografia de dados, autenticação multifator e treinamento de equipe em segurança cibernética. Além disso, é importante estar atualizado sobre as regulamentações de privacidade em constante evolução e garantir a conformidade com elas.
No mundo cada vez mais digitalizado do comércio eletrônico, a segurança e a privacidade dos dados são preocupações fundamentais. Garantir que as informações pessoais estejam protegidas e cumprir regulamentos de privacidade mantêm a confiança do cliente.
Para o especialista, enfrentar esses desafios e fazer as perguntas certas pode ajudar os empreendedores a prosperar no comércio eletrônico. “Com determinação, inovação e planejamento estratégico, é possível capitalizar as oportunidades oferecidas por esse setor em constante evolução e, ao mesmo tempo, garantir a satisfação e a confiança dos clientes”, finaliza Colette.
Sobre a Yampi
Fundada em 2011, a Yampi é uma empresa de soluções para o aumento de conversão no e-commerce. Suas principais ferramentas são o Checkout Transparente, líder em vendas no país, e a plataforma de Loja Virtual, com diversos recursos para criação e gerenciamento de negócios online. A Yampi já impactou mais de 700 mil negócios, facilitando também a criação de operações de dropshipping, modelo de vendas sem estoque. Com foco em democratizar o acesso ao e-commerce no Brasil, a Yampi está atuando para incluir públicos mais diversos no mercado. Em seu portfólio, conta com clientes como Knit, Bum Bum Cream e Hidratei.
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