O que é a generosidade alterista e como ela atua nos projetos de inovação social nas empresas
Desde 2018 eu estudo a generosidade alterista, termo que li pela primeira vez no livro chamado “Dar e Receber”, de Adam Grant, professor da Escola de Negócios da Universidade de Wharton. De acordo com o autor essa é uma prática de doação consciente, isto quer dizer, é você ajudar outras pessoas sem prejudicar suas decisões e seus próprios interesses”.
Ser alterista não significa dedicar 100% do tempo a outras pessoas ou fazer tudo pelos demais, é ter a certeza de que os benefícios da doação irão superar os custos de seus esforços, ou seja, a sua ajuda valerá a pena não somente para o outro, mas também para você.
É uma equação muito simples de se resolver: Tempo + energia + ajuda = recompensa mútua.
Reconhecer que o seu tempo tem muito valor e que é impossível dizer “SIM” para todas as pessoas e para tudo é um primeiro passo para compreender que ser generosa(o) não se resume em atender a todos os pedidos o tempo todo dentro de uma organização.
Você só pode ser generosa(o) com os outros quando aprender a ser generosa(o) em primeiro lugar com você mesma(o). Quando você aprende quais são os seus limites você começa a entender e respeitar os das outras pessoas, criando um ambiente de afeto e inclusão, no sentido de afetar e ser afetada(o) por um movimento de respeito, colaboração e consciência.
A metodologia utilizada na implementação da Cultura da Generosidade Alterista é um projeto de inovação social, pois está direcionada para o social interno do ESG (environmental, social and governance) e tem como objetivo preparar o ambiente e engajar as pessoas para a construção de um lugar saudável e aberto à implementação das ações de diversidade, equidade e inclusão, satisfazendo as necessidades das pessoas e melhorando os resultados de produtividade da empresa.
No âmbito empresarial, a inovação social ganha destaque como um elemento fundamental para compreender a generosidade alterista e sua contribuição para a transformação dos ambientes de trabalho.
Dentro desse contexto, percebemos que alcançar resultados significativos nas empresas vai além de habilidades individuais e esforço pessoal. E é principalmente por meio da interação colaborativa, do respeito aos limites e da valorização das conexões que a inovação social se revela como um fator chave para impulsionar a mudança e alcançar o resultado no ambiente corporativo.
Sobre Cris Zanata: Cris Zanata é fundadora do Instituto de Alterismo do Brasil (InsAB), Conselheira de diversidade, equidade e inclusão na RSU Lixo Inteligente e mestranda em Gênero e Diversidade pela Universidade de Oviedo, na Espanha. Trabalhou durante 18 anos em cargos de liderança em Big Four e empresas do setor privado na área de impostos aduaneiros e logística, alcançando o cargo de diretora global de logística em uma empresa de energia renovável espanhola.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>