Semana de 4 dias passa a ser foco de empresários
Empresas inovadoras já discutem esse formato, debate será um dos temas do Digitalks com participação da Spacein
Trabalhar de forma leve, feliz e produtiva é o desejo de milhares de profissionais, ainda mais conciliando a vida pessoal com a vida profissional. Pensando em inovações e novos formatos de trabalho está a discussão da “semana de 4 dias”, principalmente estimulado pós-pandemia, o conceito ganha força e passa a ser analisado por empresários no Brasil sendo tema de uma das palestras do maior evento de negócios e inovação da América Latina, o Digitalks.
Apesar de parecer uma ideia nova, ela surgiu no início do século XX. Em 1926, quando o industrial britânico Sydney Webb propôs uma semana de trabalho de 30 horas para reduzir o desemprego. Depois disso, o governo da Islândia implementou uma semana de trabalho de quatro dias de 35 horas como uma forma de economizar energia em 1974. E, agora ganha força, especialmente estimulada pelo estilo de vida contemporâneo, em que há uma intensidade digital que impede a separação da vida ‘profissional’ e ‘pessoal’ dos colaboradores.
Uma das formas de diminuir este impacto está na semana de 4 dias de trabalho, tendência que está se tornando cada vez mais popular no mundo empresarial. No Reino Unido, por exemplo, cerca de 60 empresas testaram uma semana de trabalho de 4 dias em 2022 e os resultados foram positivos, os funcionários relatam aumento na produtividade, satisfação no trabalho e bem-estar mental. Outro estudo da Universidade de Oxford descobriu que uma semana de trabalho de 4 dias poderia reduzir as emissões de carbono em até 22%.
Fernanda Mourão especialista em novos modelos de trabalho e CEO Spacein enfatiza a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. “Com a constante conectividade, tornou-se comum levar tarefas do trabalho para casa, e isso ocupa o tempo de descanso. A introdução da semana de trabalho de quatro dias tem sido uma maneira das empresas combaterem o estresse e o burnout, permitindo que os colaboradores tenham um dia adicional para se dedicar a questões pessoais e assim, aproveitarem verdadeiramente o fim de semana para descanso”, detalha a executiva.
Piloto Brasil
A agenda ganhou ainda mais força porque o Brasil irá testar oficialmente esse formato através de um teste piloto 4dayweek. As empresas brasileiras, de pequeno, médio ou grande porte, interessadas em testar o modelo podem se inscrever até 31 de agosto. O piloto começará em novembro de 2023 e durará seis meses. O objetivo é avaliar o impacto da semana de trabalho de 4 dias na produtividade, satisfação dos funcionários e saúde.
“A semana de 4 dias passa a ser vista como uma tendência relevante para o mundo empresarial e fora do Brasil já começa a ganhar escala. Cada vez mais empresas estão percebendo que essa é uma forma de melhorar a produtividade, a satisfação dos funcionários e também a sustentabilidade do planeta. Sem dúvidas é um modelo que irá agregar aos formatos de trabalho que já existem: presencial, remoto, híbrido e flexível, o desafio das empresas será de organizar o modelo operacional e o trabalho de cultura corporativa”, conta a empresária da Spacein.
Digitalks
A Spacein, empresa de tecnologia para gestão de espaços, estará presente no Digitalks 2023, o maior evento de negócios e inovação da América Latina. O evento acontecerá entre os dias 23 e 24 de agosto de 2023, no São Paulo Expo – na capital. Além do stand, vai participar do painel “semana de 4 dias de trabalho”. A empresa acredita que esse novo formato de trabalho é um modelo que vai se consolidar nos próximos anos e parte da sua jornada está em ajudar as empresas a encontrarem novas formas de atuar em meio as novas tecnologias que surgem ajudando as empresas a se adaptarem.
Sobre a Spacein
A Spacein é uma plataforma SaaS para gerenciar espaços de trabalho. Ela ajuda empresas a organizar os fluxos de pessoas e de diferentes ambientes físicos, como mesas de trabalho, salas de reunião e vagas de estacionamento. Com a Spacein, você pode reservar espaços, acompanhar informações de gestão de pessoas e de acessos, e ganhar eficiência com economia financeira. A Spacein faz parte da Futuro Labs - conjunto de soluções e de tecnologias para simplificar o jeito de trabalhar, seja ele anywhere office, presencial, híbrido, remoto ou flexível. Existe desde 2018 para ressignificar os modelos de trabalhos. Foi selecionada pela Vibra e participa do programa de startup inovadora lideradas por mulheres.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>