O rebranding do Twitter olha para o futuro
O Twitter, agora chamado de "X", está passando por uma transformação que chamou a atenção de todos, especialmente dos especialistas em design gráfico e marketing, que analisaram o caso em detalhes.
De acordo com Martín Colunga, diretor de arte da another, a agência com a mais ampla gama de serviços de comunicação da América Latina, a nova plataforma de Elon Musk passou por um processo de rebranding que está apostando no futuro da empresa.
O que é rebranding?
Rebranding é uma estratégia de marketing que envolve a modificação parcial ou total dos elementos que identificam uma marca para melhorar seu posicionamento. Essa estratégia pode incluir mudanças no nome, no design, nas campanhas publicitárias, na tipografia e até mesmo nas formas internas de trabalho da empresa. O objetivo do rebranding é mudar a percepção dos clientes e investidores sobre a empresa e estabelecer uma nova forma de identificação com a marca, conectando-se a um público-alvo específico.
O rebranding da "X", uma perda de milhões?
De acordo com a Brand Finance, em janeiro deste ano, o Twitter teve uma queda de 30% no valor da marca devido a gestão estilo de Elon Musk, às demissões e à redução da receita de publicidade, mas a empresa continua entre as marcas de maior bilhão de dólares.
No final de julho, o novo proprietário revelou um novo logotipo que substituirá o famoso pássaro azul por um "X". Essa imagem é branca em um fundo preto. O "X" mostra uma linha muito leve e simples no lado direito e uma forma mais retangular no lado esquerdo. Essas mudanças foram muito criticadas, ridicularizadas e até provocaram uma onda de memes na própria plataforma.
A intenção de Musk é transformar o Twitter em uma espécie de "super aplicativo", semelhante ao WeChat na China, que oferecerá compras online, mensagens e serviços de transporte particular, tudo em um só lugar.
Colunga ressalta que é preciso primeiro analisar a substância para entender a forma. Elon Musk comentou anteriormente que a letra X tem um forte significado pessoal, algo que tem sido visto ao longo de sua vida em diferentes estágios de negócios: Space X, X Ai, o Modelo X em uma das séries de carros elétricos Tesla e até mesmo em seu primeiro filho XÆ A-12 Musk, muitas vezes chamado de "X" para abreviar.
"Elon criou uma arquitetura de marca por trás do 'X' e, dentro dela, está oferecendo todas as marcas guarda-chuva", disse Colunga.
Mais próximo da Art Déco
Em termos de design e visualização, a letra "X" está presente há muito tempo nos símbolos que os seres humanos usam para se comunicar. O "X" é muito básico, pois são duas linhas cruzadas, reforça o especialista.
"Na matemática, esse símbolo representa esses valores ou números desconhecidos, talvez seu uso possa ser devido às novas integrações ou modificações que Elon Musk planejou e não apenas permanecer em alguns caracteres que eram tão simbólicos do Twitter", destaca o diretor de arte.
A mudança do icônico passarinho azul para um "X" em um tipo de letra no estilo Art Déco, que se caracteriza pela geometria e simetria, poderia evocar uma sensação de futurismo de ficção científica e acrescentar um toque moderno à marca.
Por fim, o especialista acrescenta que o estilo do logotipo e do rebranding visto no Twitter mostra o minimalismo e acelera um passo em direção ao futuro que o empresário procura imprimir na plataforma atualmente.
O futuro do X, antigo Twitter, reflete números positivos. O próprio Musk compartilhou em sua conta que o número de usuários subiu para mais de 540 milhões de contas, poucos dias após o rebranding, quando em maio de 2022 a plataforma tinha 229 milhões de pessoas. "Agora teremos que esperar pelo futuro dessa plataforma, que provavelmente terá uma montanha-russa de emoções", acrescentou Colunga.
Sobre a another
Fundada em 2004 por Jaspar Eyears e Rodrigo Peñafiel, a another é uma agência independente que tem como objetivo revolucionar a comunicação estratégica por meio de campanhas poderosas e eficazes para posicionar várias marcas perante seus públicos. A another conta com serviços integrados de relações públicas, comunicação digital, influencer marketing, mídias sociais, branding, inbound marketing e marketing de conteúdo, criação e design, pesquisa e inteligência de mercado e experiências de marca. A agência atua em unidades de negócio especializadas, classificadas em: moda, beleza, estilo de vida, consumo massivo, tecnologia, luxo, cultura, entretenimento, saúde e bem-estar, turismo e corporativo. A another faz parte da Constellation Global Network e PRORP, e foi reconhecida com vários prêmios, como o SABRE Awards e o Latin American Excellence Awards. Possui escritórios no México (Casa another na Cidade do México), Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), Chile (Santiago), Colômbia (Bogotá), Estados Unidos (Flórida), Panamá (Cidade do Panamá) e Peru (Lima), com atuação na Bolívia, Canadá, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Porto Rico, República Dominicana, Paraguai, Uruguai e Europa.
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