Como mapear cenários futuros é importante para o crescimento estratégico de empresas
Rethink, consultoria de tecnologia especialista em repensar negócios, destaca como a trabalho ajuda companhias a inovarem e continuarem competitivas
Segundo o estudioso Clayton Christensen da Harvard Business School, mais de 30 mil novos produtos são lançados a cada ano e 95% deles falham. Os motivos para o fracasso podem ser variados, mas muitos estão ligados a falta de análise de mercado, público-alvo e problemas na usabilidade. Pensando nisso, a Rethink, consultoria de tecnologia especialista em repensar negócios, aponta o mapeamento de cenários futuros como uma solução para ajudar empresas a detectarem tendências, analisarem oportunidades estratégicas e continuarem competitivas.
Aplicar o mapeamento de cenários futuros é recomendado para empresas e líderes que querem estar à frente das mudanças do mercado, explorar as várias possibilidades de futuros e ter clareza para fazer escolhas mais assertivas. “Algumas companhias que buscam esse tipo de serviço são aquelas que estão no mercado há muito tempo, têm uma posição de destaque e perceberam que se não inovarem, vão perder competitividade tendo em vista o surgimento de novos concorrentes. Diante de um mercado saturado e diferentes ofertas, é fundamental estar conectado às tendências para criar um posicionamento estratégico”, conta Giovanna Rossi, Diretora de Produtos e Design da Rethink.
Entre as vantagens do mapeamento de cenários futuros estão: alcançar a previsibilidade de diferentes cenários, arriscar novos mercados, criar novas fontes de receita, ter acesso a tendências e inovações e aproveitar oportunidades que promovam um negócio mais competitivo. “Pensar em situações à frente do nosso tempo pode gerar insights poderosos, não só para produtos digitais. Pode ser para inovações, novos processos, novas áreas de atuação, novos produtos e serviços, para mapear as possibilidades de relevância do seu negócio nos mais variados cenários”, finaliza Giovanna.
Com a união entre tecnologia, design e estratégia, a Rethink tem o objetivo de acelerar o negócio dos seus clientes através de soluções digitais completas, que vão desde pesquisa e ideação até a evolução do produto digital no mercado. Assim, a companhia atende tanto organizações que já possuem soluções digitais e precisam evoluir quanto aquelas que querem iniciar esse trabalho. Hoje, a empresa especialista em produtos digitais, tem clientes como Smiles, Santander Esfera, Gol, GasBrasiliano e Abastece-aí.
Sobre a Rethink
A Rethink é uma consultoria de tecnologia especialista em repensar negócios, serviços e produtos digitais. Tem como propósito ajudar outras empresas a manterem a relevância no mercado e se preparem para o futuro. Com profissionais especialistas em tecnologia, design e estratégia, a empresa conta com dois escritórios em Minas Gerais, um em Belo Horizonte e outro em Ipatinga, e colaboradores atuando em todo o Brasil. Entre alguns dos seus clientes estão a Smiles, Esfera, Gol e Abastece-aí.
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