Brasil,

Gestão jurídica pode evitar fraude e maquiagem de resultados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ligia Gabrielli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

NataliaGuazelli NataliaGuazelli

Caso Americanas coloca em evidência a necessidade da assistência jurídica empresarial

As grandes empresas definem suas prioridades visando produtividade e certamente: lucro. Porém o excesso de alguns casos, recentes, mostram como grandes players podem usar de recursos não convencionais e que os faz perder credibilidade, muitas vezes construída a duras jornadas e anos.

Exemplo são as revelações do depoimento do CEO da Americanas, Leonardo Coelho Pereira, aos integrantes da CPI que investiga a denúncia de uma possível fraude bilionária na companhia varejista. O suposto esquema de fraude orquestrado para que a empresa obtivesse lucros aos acionistas em detrimento a outras pontas da empresa, expuseram um grande caso arquitetado, e que está sendo esclarecido pelas investigações, mas também deixa muitos empresários receosos diante da possibilidade de ser enganado pela própria gestão empresarial.

Se definir prioridades é indispensável em uma empresa, garantir que ela tenha e esteja respaldada na legislação é outra necessidade. Atualmente, os escritórios de advocacia empresarial têm focado em oferecer soluções para situações como essas, que não necessariamente são conflitantes. A atuação de um departamento jurídico para as tratativas legais e extrajudiciais de uma empresa é o início da estratégia que abrange análise e confecção de documentos e acordos para que a instituição esteja de acordo com as leis governamentais e não tenha surpresas na jornada.

O advogado é o especialista para oferecer uma condição mais justa as partes empresariais eliminando a possibilidade de um futuro problema ou até mesmo uma fraude.

“O caso Americanas ainda está sendo investigado, mas já mostra a vulnerabilidade do sistema envolvido em uma grande rede de negócios, seja com instituições financeiras, ou outras partes engajadas possivelmente na obtenção do lucro a qualquer preço. Essa conivência não sai de graça e nesse caso poderá custar alguns milhões de reais, além da ameaça real de destruir a marca construída ao longo de décadas”, analisa Natália Guazelli, advogada especialista em Direito Empresarial.

A gestão jurídica não trata apenas de documentos ou contratos, mas zela por uma atuação ampla estratégica que pode contribuir para medir resultados, a qualidade dos processos e os ajustes necessários, à luz da lei e com finalidade também de assegurar a saúde jurídica e financeira da empresa. Com uma assistência jurídica é possível fazer um acompanhamento estratégico permitindo que o negócio cresça de forma sustentável, e com olhar preventivo para eventuais dissabores.

Entre as vantagens da assessoria jurídica para empresas Natália Guazelli avalia que ações estratégicas são as mais importantes. “A assessoria jurídica pode contribuir com a gestão preventiva sempre atenta à tomada de decisão, além de participar na elaboração de planejamentos, estratégias e soluções de problemas. Ter uma equipe que conhece o negócio como um todo ajuda o gestor a reduzir os impactos que pode ter em relações comerciais e mesmo reduzir custos com as avaliações preventivas”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar