Carro falhando? Entenda 5 dos principais motivos
Todo dono de carro já passou pela situação de subir uma rua e perceber uma estranha falta de força no motor, alguns engasgos ou o carro “morrer” na marcha lenta. Isso é comum e tem solução, mas são vários os defeitos que deixam o seu carro falhando, por isso é importante investigar corretamente para ir direto ao problema.
Um carro bem cuidado se mantém valorizado e oferece confiança para quem o tem, que se traduz na tão desejada liberdade de ir para qualquer lugar a qualquer hora, sem o medo de ficar pelo caminho. Resolver os problemas assim que notados também ajuda a economizar dinheiro, pois evita o comprometimento de outras peças.
Quer saber quais são as principais causas para falhas em motores? Selecionamos os 5 problemas mais comuns em carros e as formas de solucioná-los. Confira!
1. Velas e cabos antigos
Os motores à combustão funcionam com base na transformação da energia química da queima da mistura de combustível com oxigênio em energia mecânica, o que faz com que o motor se movimente. Para isso, o sistema conta com distribuidor, cabos e velas, que são responsáveis por gerarem a faísca que desencadeia esse processo.
Essa centelha é gerada pela energia elétrica, que chega ao motor com cerca de 25 mil volts. Quando os cabos e as velas de ignição apresentam problemas, há uma significativa perda da eficiência em um ou mais cilindros, provocando falhas no motor e o deixando mais fraco.
Isso é sentido principalmente em ladeiras, em que se evidencia a falta de força do motor com esse tipo de problema. O diagnóstico definitivo é feito por um profissional devidamente qualificado, que, ao colocar o carro em funcionamento, desconecta o cabo da vela com a ajuda de um alicate isolado.
Quando desconectados os cabos e velas bons, o motor tem seu funcionamento prejudicado. Já quando é encontrada a peça ruim, ele se mantém da mesma forma, pois o veículo já está operando sem aquele cilindro.
Por fim, para saber onde está o problema, basta ver se o cabo está enviando eletricidade ou então trocar uma vela boa para a posição em que foi encontrado o problema e ver se há oscilação no funcionamento.
Se o problema for na vela, o que recebeu o item possivelmente defeituoso vai denunciar a situação, que será verificada pela ausência de prejuízos ao funcionamento. Se o problema for no cabo, ele permanecerá no mesmo cilindro. O mesmo teste também é feito mudando os cabos de posição.
De qualquer forma, os testes acima só devem ser realizados por um profissional, pois a voltagem do sistema é capaz de gerar um choque capaz de causar sérios danos à saúde e à integridade física, chegando até mesmo a ser fatal.
2. Combustível adulterado
A composição da gasolina foi alterada recentemente, o que tem o objetivo de gerar maior eficiência e inibir fraudes. Ainda assim, dificilmente o país se verá livre do combustível adulterado, ação utilizada por donos de postos desprovidos de valores éticos para aumentarem seus lucros.
No momento em que o combustível “batizado” entra no sistema, já é possível verificar a perda de potência, o que denuncia a sua falta de qualidade. O proprietário que insistir em andar com o carro abastecido com o etanol ou gasolina adulterada também perceberá que o carro ficará bem menos econômico, dada a ineficiência desse tipo de produto.
Quando isso acontecer com você, esvazie o tanque para em seguida lavá-lo, cuidado que servirá para deixar seu carro completamente livre desse combustível. Concluído esse processo, abasteça com o combustível de um posto confiável e denuncie o estabelecimento que vendeu o ruim aos órgãos competentes.
3. Filtro e bicos injetores sujos
O combustível adulterado provoca algumas sequelas, como obstruções no filtro de combustível e nos bicos injetores, o que leva a falhas mesmo depois que seu carro estiver livre dele. Isso também acontece de forma natural, pela simples passagem do tempo, em razão do acúmulo de carvão e outras impurezas.
Em relação ao filtro, troque-o sempre que atingida a quilometragem recomendada pelo fabricante para a realização da revisão, que usualmente se dá aos 10 mil quilômetros. A limpeza de bicos, por sua vez, geralmente é feita a cada 40 mil quilômetros rodados ou quando verificada a necessidade.
Normalmente, as oficinas mecânicas contam com uma máquina própria para essa limpeza, que também faz alguns testes e diagnostica falhas na vazão e na estanqueidade. Esse tipo de manutenção também contribui com a economia de combustível.
4. Falta de compressão
Outro problema que gera falhas no motor é a perda de compressão nos cilindros, que causa falhas e reduz a potência. Geralmente, é diagnosticada em motores com a quilometragem mais avançada, mas é amenizada com a troca de óleo do motor por um mais grosso.
A solução definitiva se dá com a intervenção no cabeçote e nas respectivas válvulas e com a troca dos anéis. Em alguns casos, será necessário retificar o motor, o que, apesar de caro, tende a garantir que o carro ande ainda por dezenas e até mesmo centenas de milhares de quilômetros, se forem feitas revisões regulares.
5. Problemas na parte elétrica
Com o advento da injeção eletrônica, diversos sistemas foram embarcados nos veículos, como novos cabos e chicotes. Quanto ao último mencionado, citamos aquele que é conectado aos bicos injetores e faz com que eles cumpram o seu papel — despejar a mistura de combustível com oxigênio dentro do motor.
Como qualquer outro fio elétrico, estão sujeitos a problemas, como rupturas e dificuldades para se conectarem aos terminais. Se eles não funcionam, um ou mais bicos podem parar de funcionar, deixando de abastecer seus respectivos cilindros, o que causará falhas ou mesmo impedirá o funcionamento, o que deixará o seu carro parado.
Todos esses problemas que deixam o seu carro falhando são evitáveis e solucionáveis. Para isso, você deve se atentar à revisão do carro e a manutenções corretivas, que servem para preservar a mecânica e ajudar a economizar dinheiro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário