Varejo 2023: O que fará deste um ano diferenciado para o setor
Freepik
Especialista em varejo comenta estratégias e soluções que devem se destacar e se consolidar ao longo do ano
Começando 2023 com expectativas positivas para as vendas no varejo, que nos dois primeiros meses do ano têm projeção de crescimento nominal de 4,7% e 6,4%, o setor deve permanecer apostando em estratégias que se já provaram promissoras. O dado é do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV).
"Com esperança de que este seja um ano em que a pandemia não mais afetará os negócios, pode se considerar que 2023 será de completa retomada, com novos hábitos de consumo consolidados e um varejo mais flexível para os consumidores", afirma Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, ERP completo para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV).
Com o desdobramento da omnicanalidade, espera-se que os varejistas que ainda não expandiram suas vertentes comecem a fazê-lo, integrando cada vez mais os seus canais físicos e digitais. "Oferecer autonomia aos consumidores, que podem comprar na loja e receber em casa, ou comprar em casa e retirar na loja, o varejo omnichannel veio para ficar, e deve se aprimorar neste ano", comenta Juliano, que observa a tendência desde 2020.
Outro ponto a se atentar são os comportamentos da geração Z em relação às compras, que a difere de outras gerações, uma vez que leva em consideração a reputação das marcas e o consumo consciente. Outra característica geracional importante é a impaciência dos que nasceram depois de 1995, que pode servir de alerta aos varejistas que ainda não investiram em melhores logísticas nas etapas de pagamento e/ou burocracia de seus sites ou lojas físicas, no intuito de torná-las mais rápidas e coesas.
Em termos de economia de tempo, Juliano observa algumas estratégias que se mostram bem-sucedidas, aplicadas principalmente em lojas de porte médio e grande. “Algumas das tecnologias que já existem e que facilitam as experiências de compra no varejo físico, como caixas de autoatendimento, computadores e tablets disponíveis para agilizar o processo de busca de um produto num tamanho e cor pré-determinados, são boas estratégias já adotadas por algumas marcas e que devem permanecer em ascendência neste ano.”
Não menos importante, uma última observação que o CEO acredita ser um ponto crucial para o varejo em 2023 é o atendimento ao cliente. Quando vem a ser negativo, faz com que 64% das pessoas desistam de realizar compras no espaço físico da loja, segundo estudos da Opinion Box e da plataforma de marketing Dito. “Realizar treinamentos frequentes com colaboradores e atendentes faz diferença na hora que uma marca impacta o seu consumidor, e oferecer uma boa experiência não deve ser subestimado”, finaliza Juliano.
Sobre a VarejOnline
A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L'occitane, Sestini, Petland, entre outros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário