Onboarding: processo realizado com eficiência pode aumentar a retenção de talentos em até 82% e elevar a 70% os índices de produtividade
ntegração humanizada, treinamentos e feedbacks contínuos ajudam a reduzir as taxas de turnover e impactam diretamente na motivação, engajamento e sintonia com a cultura organizacional de novos colaboradores
A contratação e chegada de novos profissionais às empresas pode ser uma etapa desafiadora a todos os envolvidos. De um lado, estão as lideranças e equipes que já fazem parte do negócio e esperam contribuições importantes dos recém-contratados; e de outro, estão os novos talentos, que normalmente chegam com muita energia e empolgação para agregar resultados. E para que essa relação se estabeleça com equilíbrio e transparência, um processo de onboarding – traduzido livremente como “embarque” – realizado de maneira eficiente pode fazer muita diferença.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor, um processo de recepção e integração de novos colaboradores, quando bem-feito, pode aumentar em até 82% sua sintonia e permanência na empresa, elevando em até 70% as taxas de produtividade. Em contrapartida, um levantamento feito pela Gallup, mostrou que quase 90% das empresas não consideram que seu onboarding esteja de acordo com as melhores práticas, o que demonstra a necessidade de aprimorar esse processo, a fim de reduzir os índices de turnover e garantir que as equipes contem com profissionais alinhados aos propósitos do negócio, cientes de suas funções e com senso de pertencimento – o que impacta direta e positivamente na employee experience.
Segundo Alline Antóquio, diretora executiva e especialista em Google da Gentrop, empresa especialista em transformação digital e líder no quadrante de provedores Google no Brasil, a humanização desse processo é a grande chave para o sucesso de sua efetivação.
“Vivemos grandes mudanças, nos últimos anos, em relação aos modelos de trabalho e adesão às novas tecnologias. Boa parte das companhias embarcaram de vez na transformação digital, aderiram a ecossistemas de inovação repletos de soluções que permitem uma rotina à distância ou mesmo híbrida. Entretanto, não basta apenas investir na parte tecnológica, é preciso ter consciência que todo esse processo, do qual o onboarding também faz parte, deve ser feito de maneira humanizada para que o colaborador se sinta de fato inserido, integrado, e esteja apto a entregar todas as tarefas e desafios inerentes de sua nova função”, explica Alline.
Nesse sentido, a executiva evidencia as funcionalidades de algumas plataformas e soluções, essenciais para que os novos profissionais possam atuar colaborativamente, conversando por meio de canais de comunicação seguros e padronizados, bem como receber feedbacks constantes e em tempo real sobre sua performance e desempenho.
“Ecossistemas como o Google Cloud Plataform e Google Workspace reúnem todos os dados do negócio em nuvem e permitem que as equipes estreitem a comunicação e tenham acesso às informações e documentos necessários para as atividades do dia a dia. Outras soluções, como o Smart Office da Gentrop, focado em people analytics, é capaz de conectar insights de tecnologia com comportamento humano e ajuda a entender e avaliar os colaboradores que estão fazendo uso das novas soluções tecnológicas; ou ainda o Genguide, um centro de treinamentos e capacitação contínua, criado pela Gentrop para clientes Google. Conexões, feedbacks e treinamentos constantes e em tempo real têm contribuições imensas no processo de onboarding, permitindo, de fato, um profundo alinhamento com a cultura organizacional. E mais do que isso, uma inovação humanizada em tempos de alta rotatividade”, pontua a diretora.
Uma empresa com a chancela Google
No início deste ano, a Gentrop teve a excelência de seu trabalho comprovada por meio da certificação Work Transformation Enterprise do Google Cloud, uma chancela que atesta a competência em gestão de mudanças junto ao programa de parceiros do Google. Mais recentemente, a Gentrop superou players reconhecidos do setor e foi eleita líder no quadrante Google Cloud Partner Ecosystem 2022 pela pesquisa ISG Provider Lens™. Realizada pelo Information Services Group (ISG), o estudo atesta por meio de avaliações independentes e confiáveis, os melhores fornecedores nacionais, segmentados por comportamento de mercado, com insights importantes na prestação de serviços de TI.
Com apenas seis anos de atuação, consolidadas operações no Brasil e América Latina e considerada parceira premier do Google, a Gentrop supera conhecidas multinacionais em diversos prêmios e certificações, com a implantação de ecossistemas colaborativos que já impactaram a rotina de mais de meio milhão de colaboradores de seus grandes clientes, incluindo Alpargatas, Braspress, Estapar, Polishop, Blau Farmacêutica, Re/max, Bexs Banco, Malwee, Ikesaki, Grupo Super Nosso, Casa dos Ventos e muitas outras.
Sobre a Gentrop
Desde 2016 com operações no Brasil, a Gentrop é o advisor em tecnologia com expertise em criação de processos de transformação corporativa e gestão de dados, tendo como missão auxiliar empresas a inovarem e se desafiarem na nuvem, com projetos que apoiam a inovação além do digital. Ao lado de seus maiores parceiros, Google e Salesforce, a empresa desenvolve soluções tecnológicas para gerar ambientes conectados como um mecanismo de melhora de vida do ser humano e das empresas. Com base na transformação cultural, principal pilar da Gentrop, os produtos e serviços são focados em desenvolver um ambiente de inovação dentro de cada cliente, a partir dos ecossistemas - colaborativo, produtivo, de relacionamento, inteligência e comportamento -, diferencial criado pela marca. Ao longo de sua trajetória, a Gentrop consolidou um portfólio com as melhores e mais eficientes tecnologias, atendendo grandes empresas ao redor do país e do mundo, com soluções que incluem segurança, colaboração, comunicação, gestão, marketing e vendas.
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