Brasil,

Seus produtos e serviços são excelentes?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristiane Pinheiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Seus produtos e serviços são excelentes?

por Valdez Monterazo*

Se faça a seguinte pergunta: Excelência nos produtos ou serviços é um fator garantido para sucesso nos negócios? Se você disse que sim, sinto frustrá-lo. Ter um excelente produto não é garantia alguma de sucesso. Entretanto, mesmo não sendo uma garantia, com certeza é um Pré-Requisito fundamental. Sendo bastante direto: a baixa percepção de qualidade na prestação de serviços ou nos produtos é uma receita quase certeira para o fracasso empresarial.

Uma situação que ilustra muito bem isso ocorreu com o CEO da fabricante de smartphones Samsung. Após várias tentativas, reuniões, dados e ações para melhorar a qualidade dos aparelhos anos atrás, ele ainda não havia conseguido resolver os problemas crônicos que existiam. Lee Kun-hee chamou então seus principais executivos e todos passara dias discutindo propostas para a melhoria na qualidade dos aparelhos em uma conferência.

O resultado, nada aconteceu.

O antigo CEO fez então algo drástico. Em sua principal fábrica na Coreia, chamou todos os colaboradores e os fez assistir enquanto ele destruía e queimava pilhas dos aparelhos sem qualidade.

Imagine a situação, centenas de colaboradores Coreanos chorando enquanto tratores e lanças chama destruíam os aparelhos.

Esse fato foi tão icônico que marcou uma transição na Samsung, que passou a produzir aparelhos de qualidade superior e hoje tem o maior Marketshare do mercado de smartphones.

Eu não te aconselho a tomar medidas tão radicais como as de Lee Kun-hee, principalmente em um pais com leis trabalhistas como o Brasil.

Entretanto, te convido a prestar atenção em três razões que podem te inspirar a perseguir a excelência em seus produtos e serviços.

Excelência e Sucesso

A busca pela excelente nos produtos e serviços pode te impulsionar a aperfeiçoar constantemente suas próprias habilidades e na gestão de sua empresa.

Reputação

O Marketing boca a boca ainda é o melhor que existe, e talvez, nunca deixe de ser.

No entanto, pessoas só recomendam produtos e serviços que superam as expectativas, ou seja, excelentes.

Construção de hábitos Empresariais.

A excelência não é um feito, e sim, um hábito - Aristóteles

Assim como já falava Aristóteles, a excelência nos produtos e serviços se constrói dia a dia, ter um foco específico nisso pode promover melhorias significativas ao longo do tempo.

Diante de tudo isso, você deve ter percebido que a construção da excelência não é algo espontâneo. Existe uma forma de fazer isso, é necessário medir a qualidade.

Você consegue imaginar quem são as pessoas ideias para nos ajudar a medir a qualidade? Se você respondeu os clientes, você está coberto de razão!

Pedir a opinião dos consumidores e aplicar melhorias contínuas nos produtos e serviços é o caminho para se construir a excelência de maneira contínua em sua organização.

Nesse sentido, é importante que você entenda um conceito fundamental: Nós somos constantemente avaliados pelos nossos consumidores e mentalmente somos posicionados diante da experiência que tiveram ao consumir seus produtos e serviços. Podemos classificar isso em 4 níveis.

1. Abaixo do esperado

É quando a experiência do consumidor não foi positiva, em geral, devido a problemas de qualidade, demora no atendimento, ou um mal atendimento.

2. Na média

É quando entregamos aquilo que prometemos e dentro do prazo.

3. Acima do esperado

É quando superamos as expectativas do cliente de alguma forma, entregando mais do que combinado, em um tempo menor ou oferecendo um atendimento excepcional.

4. Encantamento

Significa surpreender totalmente e oferecer uma experiência única de consumo.

Vale a pena comentar que a maior parte das empresas no Brasil entregam abaixo do esperado e quando estão na média, já acreditam que estão fazendo demais. Um alerta para isso: Consumidores somente indicam produtos ou serviços quando sua experiência de consumo é acima do esperado ou ficam realmente encantados.

Por fim, mais do que tudo, a excelência é um compromisso conosco, com nossos clientes e com o mercado. Cultivar uma cultura de excelência, assim como o caso da Samsung exemplificou, é o caminho para a melhoria constante, e ultimamente, aliado a boas estratégias, o sucesso nos negócios.

*Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar