Certificações ISO crescem no Brasil e no mundo mesmo durante a pandemia
A pesquisa ISO Survey mostra o aumento da quantidade de certificações ISO no Brasil e no mundo, trazendo impactos positivos no mercado empresarial.
"É comum receber ligação de consumidores que querem saber se a empresa é certificada", relata Igor Furniel, CEO da Templum Consultoria
A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. Atualmente existem mais de 24 mil normas internacionais, cobrindo quase todos os aspectos de tecnologia e fabricação de todos os ramos de atividades conhecidos. Deste total, 107 são normas que tratam de diversos temas relativos à gestão empresarial e que podem ser certificadas por um organismo acreditado. A certificação neste caso, é aceita mundialmente.
A norma de sistema de gestão mais conhecida pelo publico em geral, é a ISO 9001, que aborda a gestão da qualidade, ou seja, como as empresas devem operar a fim de garantir produtos e serviços conformes aos seus clientes, garantindo a sua satisfação, porém, outros temas muito relevantes para o cenário mundial também são tratadas por estas normas, tais como: gestão ambiental, segurança da informação, compliance, antissuborno, eficiência energética, saúde e segurança ocupacional, entre outros temas.
Anualmente, a ISO divulga um relatório oficial com o levantamento das principais certificações de sistemas de gestão no mundo, chamado ISO Survey. Esta pesquisa traz 03 critérios de avaliações, sendo o número de certificados válidos para cada país, o número de locais cobertos pelos certificados para cada país e o número de setores por país cobertos pelos certificados. Na ultima pesquisa publicada, mesmo em meio à pandemia, houve aumento de certificação em todos os temas analisados pela organização, sendo os maiores destaques, a ISO 37001, que é a gestão antissuborno com um aumento de 60% e a ISO 27001, que é a gestão de segurança da informação, com 53% de crescimento. No número global de certificações, o aumento foi de 25%.
Por que este aumento é relevante?
Uma norma ISO para ser publicada passa por algumas etapas importantes. A primeira delas é a criação de um comitê oficial, formado por representantes especialistas no assunto de diversos países diferentes. Este comitê elabora a norma, que deve atender a padrões internacionais de governança no assunto em pauta, submete à votação e, tendo consenso, a norma é publicada. A cada 05 anos é realizada uma análise para verificar se existe necessidade de alguma alteração no texto elaborado.
O advento das normas ISO representaram um novo capítulo na história da gestão empresarial do mundo, porque um dos pilares desta organização é a acessibilidade, ou seja, ao estabelecer padrões internacionais, todas as organizações, principalmente as pequenas e médias empresas, passam a ter acesso a determinados conhecimentos essenciais que, sem esta publicação, ficariam restritos apenas às grandes corporações devido ao alto custo.
Com isso, ao padronizar e dar acessibilidade ao entendimento das características desejáveis na governança da empresa, o mercado consegue exigir melhores resultados na produção e consumo de produtos e serviços, isso porque uma norma de sistema de gestão sempre tem uma forte atuação na cadeia de fornecimento, ou seja, quando uma empresa é certificada, automaticamente, as empresas que fornecem para ela também precisam estabelecer altos padrões de governança, trazendo impactos positivos para todo o mercado.
"É muito comum receber ligação na empresa de consumidores que querem saber se a empresa A ou B é certificada, mostrando que o público também está de olho no que está consumindo", relata Igor Furniel, CEO da Templum Consultoria.
Certificações mais buscadas no Brasil
Conforme indicado pela pesquisa, a certificação ISO 9001 ainda é a mais procurada pelo mercado brasileiro, com um total de 25.345 sites certificados, seguido da ISO 14001 que trata da gestão ambiental.
"Conforme tendência de mercado, esperamos que a ISO 27001 tenha um aumento expressivo no Brasil, provocado pela aceleração do processo de transformação digital vivido pelas empresas durante a pandemia, trazendo a necessidade de ter critérios de gestão mais robustos para minimizar o risco de exposição de dados confidenciais e sensíveis", reforça Igor Furniel.
A ISO Survey é publicada anualmente, em setembro e pode ser considerada como um retrato das tendências de discussões empresariais ao redor do mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário