QUIGO : Entenda o que é SUSEP e como ele atua no mercado (Destaque)
Veja o que é o órgão SUSEP e como ele funciona para manter a ordem no mercado de seguros!
Existem várias regras jurídicas que regem o mercado de seguros no Brasil. Por conta disso, a SUSEP é fundamental para garantir que os direitos dos segurados sejam respeitados, além de impedir práticas ilegais, como as fraudes.
Porém, você sabe o que é a SUSEP e como ele funciona? Neste conteúdo, vamos explicar de maneira simples e objetiva qual a importância dele para o mercado de seguros. Principalmente, para que o corretor cumpra suas obrigações que proporcionam uma série de vantagens que podem aumentar as vendas, por exemplo.
Continue a leitura para saber mais.
O que é SUSEP e qual sua importância?
A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é um órgão regulamentador do mercado de seguros do Brasil. Ele é vinculado ao Ministério da Fazenda que, além de fiscalizar esse tipo de negócio, controla a previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
Sendo assim, ele acaba acompanhando a comercialização de produtos e serviços que são oferecidos pelas corretoras de seguros. Porém, caso seja identificada alguma irregularidade, pode ser aplicado advertências e multas de até 1 milhão e suspender registros de atuação na área.
O objetivo desse órgão é criar ações para garantir que as seguradoras sempre tenham seguros financeiros para indenizar seus segurados. Por exemplo, se ocorrer um desastre em massa, como um alagamento, a empresa de seguros necessita de recursos de emergência.
Nesse contexto, ela estabelece normas para assegurar as relações comerciais entre as seguradoras. Em consequência, o cliente acaba ficando protegido referente à materialização dos riscos.
Quais os objetivos da SUSEP?
O profissional precisa cumprir todas as exigências legais da entidade, antes de comercializar os seus produtos e serviços. Portanto, as corretoras devem realizar o processo necessário para reunir todas as documentações.
Além disso, elas precisam da aprovação da SUSEP para começar a comercializar esses serviços e garantir que as seguradoras estejam associadas ao órgão. Contudo, existem algumas ações da entidade para garantir a assertividade da comercialização, como:
- Distinguir as responsabilidades das corretoras e seguradoras;
- Certificar que as seguradoras arquem com os danos previstos na apólice;
- Fiscalizar os fundos de reserva obrigatório;
- Garantir que as corretoras contratem empresas associadas na SUSEP.
De fato, a SUSEP exerce um papel fundamental na relação entre seguradora e segurado. Pois, existem ações que previnem práticas ilegais e que podem comprometer o processo de avaliação do sinistro, além de garantir o pagamento das indenizações dos clientes.
Portanto, uma corretora que cumpre com as suas obrigações com a SUSEP coloca ela em vantagem competitiva no mercado. Além de transmitir segurança, ela aumenta a sua autoridade, refletindo em melhores chances de negociação.
Por conta disso, um corretor de seguros que está preparado para atuar no mercado, precisa adquirir conhecimentos sobre o órgão, assim, garantindo que seus clientes façam a melhor contratação.
Contudo, isso não é importante apenas na parte burocrática, mas também para proporcionar uma experiência ainda melhor e atender as expectativas na contratação do seguro.
A QuiGo entende que a SUSEP é importante para manter as coisas em ordem no mercado de seguros e sabe que você, corretor individual, precisa de um grande parceiro.
Confira os produtos QuiGo e veja como você pode crescer no mercado de seguros, se tornando um corretor ainda melhor.
Quiver Soluções a grande parceira dos Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>