Após Acidente de Trânsito, Seguradora Pode Cobrar Valor do Conserto de Carro a Responsável Por Batida
Imagine a seguinte situação: o carro A bate na traseira do carro B. O dono do carro A pagou o valor relativo à franquia do seguro, o que levanta a dúvida: como funciona a dinâmica de uma seguradora cobrar o valor do conserto de um carro segurado a quem foi responsável por uma colisão, após o sinistro? A cobrança é válida? Dorival Alves, Corretor de Seguros e Advogado, responde essa questão.
De acordo com o especialista, quando dois veículos ou mais se envolveram no acidente e os condutores chegam num acordo, entende-se que não há participação nenhuma da companhia seguradora. Como o exemplo acima, o veículo A bateu no veículo B, e, não tendo seguro, o causador do acidente pagaria a franquia do veículo no qual bateu.
A franquia é a participação obrigatória dos segurados na parte do prejuízo. Como os dois motoristas fizeram um acordo, o condutor A poderia pagar o valor da franquia, e acreditar que não teria que pagar mais nada. Dorival disse que é um tipo de acordo que muitas vezes as pessoas fazem no trânsito quando se envolvem em acidentes, achando que pagando o valor da franquia, está resolvido o problema. “É aí que começa o problema, porque o causador do acidente não tendo seguro, é obrigado a reparar o prejuízo do veículo que ele causou no acidente. No caso, A é responsável pelo reparo do conserto do carro total”, contou.
Ele acrescentou que, diante da regra, a seguradora vai reparar o carro e automaticamente vai entrar com ação contra o causador do acidente. A seguradora vai até o causador do acidente e cobrará o prejuízo. “Se ele falar que pagou a franquia, o valor da franquia é a parte do segurado”, apontou Dorival.
O advogado comentou que a pior coisa é bater num veículo segurado, porque a seguradora daquele veículo que sofreu o acidente vai entrar com uma ação de regresso contra o causador do acidente. “Desta forma, está correta a seguradora em ajuizar uma ação, em cobrar para receber os valores que ela desembolsou para efetuar o reparo do veículo do segurado. O valor da franquia não entra no processo de seguro. Se ele pagou, acreditando que fosse enganar a seguradora, mas esse pagamento não isenta o causador do acidente pelo prejuízo da seguradora”.
Por fim, Dorival concluiu que a cobrança é devida. O condutor que causou o acidente é obrigado a pagar todo o reparo do prejuízo causado.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário