Impacto da transformação digital no sucesso dos negócios
Estratégia e cultura corporativa, liderança e tecnologia são importantes ações adotada pelas companhias
Em meio às mudanças tecnológicas, a transformação digital se tornou um requisito obrigatório para as empresas se atualizarem e implementarem soluções inovadoras e impulsionarem seus negócios. Segundo um levantamento feito no ano passado pelo Fraunhofer IPK, instituto alemão voltado aos estudos de sistemas de produção e inovação, em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), o Brasil está em sintonia com as tendências mundiais de transformação digital quando o assunto é “liderança e cultura corporativa”, “tecnologia” e “estratégia corporativa”.
Apesar disso, o tema torna-se sensível quando falamos da “cadeia de suprimentos e redes”, “produtos e serviços” e, por fim, “competências”, conforme a pesquisa apresentada durante webinar sobre Transformação Digital, promovido pela ANPEI, única entidade brasileira multissetorial e independente do ecossistema de inovação. Uma das mudanças profundas na cultura e na cadeia de valor das organizações ocorre no processo de digitalização, tendo em pauta a melhoria dos regimes internos e a transmissão de soluções ainda mais criativas e satisfatórias para os consumidores
No que diz respeito à cadeia produtiva, a transformação digital vem entregando práticas inovadoras tanto para colaboradores quanto para clientes e, assim, permite que o negócio tenha êxito no seu desenvolvimento saudável. Por meio das incertezas que vieram junto com a pandemia, passamos a observar o impacto desta crise em aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos.
“Algumas mudanças afetaram, inclusive, o mundo dos negócios, uma vez que vários segmentos do mercado precisaram se adaptar à nova realidade. A resposta para todo esse processo foi apenas uma aceleração em massa da transformação digital, que abriu novos canais digitais e incrementou as experiências com o consumidor”, aponta João Alfredo Pimentel, empreendedor digital serial na área da Tecnologia da Informação.
Diversos segmentos foram acelerados, especialmente porque, em algumas áreas, a transformação digital é a premissa para que os clientes avancem tecnologicamente. Exemplo disso é a CargOn, logtech que atua como operador logístico digital. Por meio de inteligência artificial, a startup faz a gestão completa da operação logística, desde a contratação de transportadoras e escolha da carga até o monitoramento, tudo de forma automatizada, promovendo eficiência e agilidade para embarcadores e transportadores. Também permite o reconhecimento facial de condutores, uma medida que facilita a identificação de motoristas e suas respectivas habilitações, validando o cadastro do motorista, que faz uma selfie e tira uma foto de seu documento de habilitação, evitando fraudes e roubos por falsos portadores, uma vez que as imagens são enviadas para a portaria da empresa atendida juntamente à ordem de serviço. O motorista também é beneficiado com a tecnologia, a partir de avaliações realizadas na plataforma, ampliando as chances para novos trabalhos.
Na OPUS Software, empresa especializada em soluções digitais, incluindo o desenvolvimento de software personalizado, a transformação digital significa melhorar a vida das pessoas por meio de cada projeto. Por meio de serviços que incluem Inteligência Artificial, Big Data, Microsserviços, Integrações e Open Banking, a companhia está sempre em busca de novas possibilidades, que proporcionem conhecimentos e que possam oferecer uma experiência diferenciada para os seus clientes.
Já na ilegra, empresa global de design, inovação e software, o processo de mudança começa ao se diferenciar através de experiências significativas, desenvolvendo estratégias digitais que mantenham sua empresa preparada para o futuro. Desenvolver novas metodologias, buscar agilidade e auxiliar outras companhias a se ajustarem à realidade de um mercado em constante transformação, tem feito da ilegra um importante agente de transformação digital para os negócios.
Para a 100 Open Startups, líder em open innovation, a transformação digital está relacionada a maneira como as empresas utilizam os componentes mais importantes em suas respectivas áreas. Temas ligados à tecnologia são atrativos para o mercado de open innovation e ajudam, inclusive, a trazer grandes oportunidades para startups ligadas, principalmente, a processos de transformação digital, que movimentaram o ecossistema durante a pandemia.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>