ESG como Top Trend das Organizações
Por Danielle Melo, coordenadora de planejamento da Repense
Antes, o pilar de sustentabilidade era o diferencial e protagonista no mundo corporativo para o ciclo de desenvolvimento sustentável até que o conceito evoluiu para ESG de forma integrada. Hoje, é difundido para além da responsabilidade socioambiental, reverberando como importante ativo financeiro sustentável, principalmente para empresas de capital aberto cuja transparência de resultados, plano de ações e gestão de riscos são garantias valiosas aos investidores. Vide o advento da pandemia, que comprovou como fatores externos impactam, literalmente, na saúde das companhias como um todo. Mais que adaptação ao novo normal, mas o compromisso público sobre seus impactos atuais e futuros junto a todos os envolvidos.
Do que se trata cada pilar:
Environmental
Significa Ambiental e diz respeito às boas práticas do negócio que minimizem os impactos ao meio ambiente. É quando uma empresa busca alternativas para a redução do impacto e empenha-se em contribuir para a preservação e renovação dos recursos naturais. Está também relacionado a temas como: aquecimento global e emissão de CO2; poluição do ar e da água; biodiversidade; desmatamento; eficiência energética; gestão de resíduos; escassez de água etc.
Social
Diz respeito à responsabilidade social da empresa. Quer dizer quanto o negócio está comprometido com o fator humano e a evolução da sociedade como um todo, internamente e externamente no que tange: satisfação do cliente; proteção de dados e privacidade (LGPD); diversidade da equipe; ambientes inclusivos; engajamento dos funcionários; relacionamento e ação com a comunidade; respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas etc.
Governança
Diz respeito à administração de uma companhia em conformidade legal, como: transparência em indicadores, relatórios, métricas e metas; plano e gestão estratégica de ações e riscos; composição do conselho; estrutura do comitê de auditoria; conduta corporativa e melhores práticas; implementação de políticas e valores institucionais; remuneração dos executivos e equiparação salarial; relação com entidades do governo e políticos; existência de ouvidoria e canal de denúncias etc. Portanto, muito do que estiver relacionado a imagem e reputação dentro e fora da companhia
Mais do que tendência, a sigla compreende os três fatores e práticas fundamentais para a sustentabilidade financeira, que vão além da divulgação de informações ESG. Geralmente as práticas sociais, ambientais e de governança são norteadas pelas diretrizes do:
Pacto Global das Nações Unidas
Lançado em 2000, é a maior iniciativa voluntária do mundo em promoção da sustentabilidade e cidadania. O objetivo é mobilizar o setor empresarial a adotar e promover em suas operações os 10 princípios universalmente aceitos, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>