Tecnologia acelera o setor jurídico e pauta tendências para 2022
Considerado conservador, setor teve que se adaptar às mudanças impostas pela pandemia; para 2022, tendências da área se voltam para gestão de dados — desde cibersegurança até maior automação de fluxo do trabalho
Por muito tempo, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos foram resistentes à automação de atividades internas. Com a pandemia e seus efeitos, o uso de tecnologias foi acelerado em uma escala gigantesca — gerando impacto direto e positivo na produtividade e eficácia corporativa tanto de escritórios como dos departamentos jurídicos.
Em 2022, a utilização de tecnologia será ainda mais intensa, movida por tendências como a intensificação da cibersegurança, rastreamento de dados remoto, crescimento de plataformas de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML), otimização de relatórios, análises e KPIs, além de maior automação no fluxo de trabalho.
“No ano que vem, prevemos uma diminuição de atividades repetitivas e melhoria das tomadas de decisões com base em dados oferecidos por plataformas de softwares jurídicos”, analisa Cristiano Silva, diretor de marketing da Projuris, líder no mercado de tecnologia de inteligência jurídica.
O profissional comenta como a pandemia impactou o universo jurídico: “Várias atividades que antes eram presenciais não precisam mais ser feitas desta forma, permitindo que tanto o contencioso quanto o consultivo de empresas funcionem de forma remota sem perda de performance.” Cristiano exemplifica citando as audiências, que passaram a ser feitas de forma remota, a criação do balcão virtual para atendimento a advogados e à população e, ainda, a adoção da assinatura digital de documentos.
Entre os maiores desafios para o setor, de acordo com o profissional, está a estruturação de bases de dados validados para as tomadas de decisão. “Considerando que é possível trabalhar tanto com jurimetria quanto com volumetria para este fim, é imprescindível que os dados tenham volume e qualidade”, frisa.
Conheça as principais tendências jurídicas para 2022
Em 2022, as áreas que vão se destacar ainda mais serão o direito da saúde, com o avanço da telemedicina, o direito digital, por conta da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o direito ambiental, o compliance e o marketing jurídico digital.
“Também haverá crescimento dos setor nas áreas de energia e agro, que devem continuar a crescer muito nos próximos anos”, analisa Cristiano. “Este crescimento acelerado sempre gera impactos para o jurídico ou para a gestão inteligente de ativos e passivos das empresas.”
Também se espera a consolidação do Direito 5.0 que, além de incorporar a tecnologia, caracteriza-se pelo foco no ser humano, prezando pela prestação de serviços humanizados, que geram valor para o cliente.
Dentro desse universo, separamos as principais tendências digitais para o setor jurídico:
1) Cibersegurança
Em 2022, haverá uma intensificação das regulamentações de privacidade e segurança de dados. A segurança cibernética se tornará a meta principal para proteger os dados legais de ataques online ou de qualquer acesso não autorizado.
Além disso, o impacto das regulamentações de privacidade, no jurídico, se estenderá além da retenção de dados e governança de informações. “Será preciso considerar as implicações das leis de processamento de dados durante a coleta, preservação, revisão e produção de evidências, pois essas atividades deverão estar em conformidade com os mesmos regulamentos de privacidade de dados de outras partes da organização”, analisa Cristiano, sublinhando a importância da adoção de um software de gestão em nuvem, com protocolo de segurança rigoroso, para mitigar qualquer violação de dados.
2) Rastreamento de demandas remoto
Com os profissionais precisando resolver demandas jurídicas remotamente e, principalmente, precisando demandar tarefas, a possibilidade de rastrear e acompanhar será uma das fortes tendências do próximo ano. Softwares que possuem a gestão de demanda de equipe e permitem o acompanhamento delas serão o diferencial para os advogados.
3) IA e aprendizado de máquina
As plataformas de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML) continuarão ganhando destaque no setor jurídico nos próximos anos, pois é essa tecnologia que lidera o caminho para melhorar a eficiência e a produtividade dos escritórios de advocacia. Departamentos e escritórios de todos os tamanhos podem reduzir o tempo administrativo gasto em tarefas, e processos como gerenciamento de contratos e documentos são simplificados por meio de inovações importantes nas plataformas de inteligência legal.
4) Relatórios, análises e KPIs otimizados
No caso de grandes escritórios de advocacia ou grandes departamentos jurídicos, o conhecimento sobre a gestão de suas operações deve ser uma prioridade. Portanto, uma plataforma que forneça ferramentas otimizadas de relatórios, análises e KPIs (Indicador-chave de Performance), que ajuda os usuários a atingir seus objetivos, modificando a prática de trabalho para se tornarem mais produtivos e eficientes, é indispensável.
“Olhando para 2022, os profissionais precisam também focar no rastreamento de seus KPIs – um processo que reduz o risco executando e examinando regularmente os dados em seus sistemas”, destaca o profissional.
5) Mais automação de fluxo de trabalho
De acordo com a Deloitte, mais de cem mil funções jurídicas serão automatizadas até 2036. Neste contexto, um software de gestão serve para automatizar processos e tarefas, tornando processos jurídicos complicados, mais fáceis de gerenciar e mais eficientes. “Quer se trate de processos, comunicações com o cliente ou gestão financeira, um sistema tem o poder de facilitar a demanda diária fazendo com que escritórios e departamentos sejam recompensados com eficiências”, pontua Cristiano.
Ganhe eficiência nas rotinas jurídicas
O propósito da Projuris é eliminar ineficiências do mundo jurídico. Líder no mercado de tecnologia de inteligência jurídica, a empresa possui sede em Joinville (Santa Catarina) e escritórios em Fortaleza, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
A Projuris comercializa softwares jurídicos para departamentos jurídicos corporativos, escritórios de advocacia, governo e núcleos de práticas jurídicas de universidades com clientes como Cielo, Klabin, Embraco, Rede Dia e Goodyear.
Hoje, conta com mais de 2 mil clientes que, juntos, somam mais de 20 mil advogados em todo o Brasil, que utilizam o ProJuris para tornar suas rotinas jurídicas ainda mais eficientes.
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