Conectividade e mais produtividade: o lado B da pandemia em negócios que conseguiram se adaptar
Roberto Vilela, consultor empresarial e mentor de negócios - Daniel Zimmermann
Pesquisa da Fundação Dom Cabral indica que mais de 50% das empresas brasileiras tiveram pouco ou nenhum impacto no decorrer da pandemia. Especialista acredita que dado reflete a agilidade do empreendedorismo brasileiro frente à crise.
Mais de um ano após a Covid-19 se tornar uma pandemia mundial, seus efeitos colaterais ainda repercutem no cenário econômico. Neste quadro de incertezas, a Fundação Dom Cabral (FDC) desenvolveu a pesquisa “Os efeitos do contexto da pandemia de COVID-19 nas médias empresas brasileiras”, que aponta que 53% das instituições entrevistadas não sofreram os efeitos da crise ou foram impactadas positivamente.
Para Roberto Vilela, consultor empresarial e mentor de negócios, estes dados denotam a capacidade de adaptação que muitas empresas e gestores tiveram durante os últimos meses. “Ainda que a economia global tenha sido afetada negativamente, o momento foi crucial para podermos entender o potencial do empreendedorismo brasileiro. A conclusão que podemos chegar é que boa parte dos gestores usaram seu tino às oportunidades que o mercado apresentou”, esclarece.
O estudo ainda aponta que 63% das empresas consideram que passaram pela pandemia melhor que os concorrentes, sendo a aceleração na transformação e a agilidade na tomada de decisões como motivos para este crescimento. A produtividade também apresentou melhoria: empresas de médio e pequeno porte tiveram crescimento de 29% e 27% nestes índices, respectivamente.
Vilela ressalta ainda que as mudanças no mercado já vinham acontecendo no decorrer dos anos e que foram potencializadas pela pandemia, o que trará ao mercado muito mais competitividade. “Se pensarmos que a Internet chegou há pouco mais de 25 anos podemos perceber quão rápido as mudanças vinham acontecendo. As transformações digitais se tornaram instrumentos primordiais na resolução dos desafios empresariais e a adaptabilidade foi a palavra chave do momento. As empresas precisaram desenvolver um mix de estratégias em prol da reestruturação dos negócios, o que nos mostra a resiliência de quem as gere. Esse movimento sinaliza um mercado mais conectado e que promete uma competição maior dentro dos segmentos”, diz.
No varejo, adequação foi necessária e impulsionou novas oportunidades
Dados do Mastercard SpendingPulse, indicador que mede os gastos de consumidores, mostram que em 2020, o e-commerce brasileiro teve crescimento de 75%. O mentor de negócios explica que, a exploração dos novos recursos não foi somente uma via para a manutenção dos serviços, mas também o início de uma nova maneira de consumo que permeará após o cenário epidêmico.
“O período de isolamento influenciou nas formas de consumo dos indivíduos,tornando-os mais atentos ao que consomem e exigindo uma experiência personalizada durante o ato de compra. O ‘novo normal’ ao qual nos adaptamos é o futuro do mercado, que não retornará ao que era, mas que seguirá evoluindo e ecoando durante os próximos anos o que vivemos neste momento”, ressalta.
Sobre o consultor
Roberto Vilela é consultor empresarial e mentor de negócios, especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.
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