QUIVER - Corretor multitarefas: Solução ou problema?
O colaborador multitarefas é visto como o profissional ideal por muitas corretoras de seguros. Ele consegue administrar apólices, cálculos importantes, atender clientes de maneira ágil e ainda estar disponível para atividades urgentes que aparecerem ao longo do dia.
No entanto, ao mesmo tempo em que essa postura é cobiçada, em razão da proatividade no trabalho, isso gera alguns problemas, como desorganização, falhas em processos e retrabalho.
Entenda no artigo, se vale mesmo a pena ser um corretor multitarefas ou contratar um profissional com essas características na sua corretora de seguros.
Imagem: freepik.com (Divulgação)
O colaborador multitarefas está sempre assumindo novas responsabilidades e nem sempre isso traz resultados positivos.
Profissional multitarefas: Solução ou problema?
Contar com o perfil de colaborador multitarefas, atualmente, é visto como algo de caráter prático pelas empresas. Afinal, ele está pronto para auxiliar a equipe a qualquer momento. Mas será que essa postura garante só benefícios à corretora de seguros e ao colaborador?
Trabalhar no estilo multitarefas é uma opção importante em momentos de transição da empresa ou quando a equipe está reduzida. São nessas situações que o colaborador versátil - e capaz de assumir novas funções sem inseguranças - ganha destaque. Entretanto, há outro lado que merece ser avaliado.
Justamente por agregar diversas responsabilidades, o corretor multitarefas tende a executar tarefas de maneira superficial. Ele está mais propenso a pular etapas de processos, analisar dados de maneira automática, sem tanto senso crítico, e pecar na organização. O impacto dessa ação afeta essencialmente a corretora e pode levar até mesmo a prejuízos financeiros.
Além disso, a postura multitarefas pode reduzir a produtividade natural. Com muitas informações para controlar, a falta de foco faz as tarefas levarem mais tempo para serem concluídas.
O perfil multitarefas também tem predisposição a desenvolver problemas de saúde relacionados ao trabalho, por exemplo, ansiedade, estresse e síndrome de burnout.
Corretora de seguros desorganizada: De quem é a culpa?
Práticas para o corretor multitarefas ter melhor desempenho
Para amenizar os possíveis malefícios de trabalhar com várias tarefas simultâneas, alguns métodos precisam ser revistos. É necessário fazer uma avaliação sobre as demandas da corretora e entender como elas são divididas entre a equipe.
Avalie a oportunidade de realizar capacitações voltadas para planejamento e administração de tarefas. Implemente o uso de técnicas e ferramentas gratuitas para estimular a organização como, Matriz de Eisenhower, Trello e Evernote.
Matriz de Eisenhower: produza mais definindo prioridades
O sistema de gestão da corretora também pode auxiliar no controle de atividades da equipe e dar conhecimento sobre as tarefas em execução. Se o software da sua corretora não for capaz de auxiliar no gerenciamento de tarefas, reavalie.
É dever do sistema de gestão dar apoio ao gestor/gerente da corretora com relatórios atualizados sobre as tarefas e indicar as melhores estratégias para aumentar a rentabilidade do negócio.
A Quiver é especialista em desenvolver sistemas de gestão específicos para corretoras de seguros executarem tarefas de maneira organizada e superarem limites. Conheça os softwares Quiver.
Quiver Soluções a grande parceira dos Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>