Cargo X aumenta faturamento em 73% durante a pandemia com estratégias de Marketing
Com corte de 50% no orçamento para o setor, estratégias priorizaram campanhas para usuários já existentes
Iniciativas contribuíram para aumentar oportunidades de negócio em 71% no período entre março de 2020 e março de 2021
A Cargo X, maior marketplace de fretes do Brasil que oferece uma plataforma com tecnologia de ponta e serviços necessários para embarcadores e transportadores transacionarem online de forma eficiente e segura, aumentou seu faturamento em 73% de março de 2020 para março de 2021. O crescimento significativo ocorreu apesar dos impactos da pandemia, graças à ações assertivas de marketing, que criaram mais engajamento entre seus leads e, consequentemente, mais viagens e vendas.
Segundo Laís Gabriel, coordenadora de Marketing da Cargo X, a partir de abril de 2020, a empresa, assim como grande parte do mercado de negócios, sofreu uma queda no volume de cargas requeridas por causa da pandemia. Diante disso, a logtech determinou uma diminuição de quase 50% no orçamento para o setor de Marketing.
Diante da diminuição no orçamento destinado a ações do setor de Marketing, a estratégia priorizou campanhas mais voltadas ao público que já estava conectado de alguma forma à Cargo X, ao invés de partir para a captação de novos usuários, o que seria mais oneroso. Com um planejamento que incluía a criação de conteúdos relevantes com palavras-chave estratégicas para rankear o site da logtech nos mecanismos de pesquisa, somadas a criação de campanhas de mídia focadas em transportadoras, as oportunidades de negócio aumentaram em 71%.
"Tivemos que criar novas estratégias para não deixar que os volumes de conversão de leads e de viagens geradas caíssem. Partimos para ações que ajudassem a melhorar o engajamento da base de clientes que já tínhamos, além de fazer com que o nosso site aparecesse melhor nos mecanismos de busca", explica Laís.
Entre janeiro de 2020 e março de 2021, o site da Cargo X teve um crescimento de 80,6% no número de acessos. "Esse aumento se deve à criação de artigos com palavras-chaves estratégicas e pensadas a partir dos termos que gostaríamos de rankear, aumentando assim a nossa relevância e posicionamento orgânico no Google", complementa a coordenadora de Marketing.
O engajamento da base de clientes da Cargo X saiu de 6,6% para 25,8% no período. Dessa forma, foram criadas ações que incluíam estudar quais tipos de conteúdos poderiam ser oferecidos à base de leads, como newsletter semanal com as novidades do blog, além de um material exclusivo com estratégia para conversão de leads. Como consequência de um público mais assertivo e segmentado para essa vertente do negócio, a Cargo X aumentou em 11% o número de viagens feitas com esses parceiros, além de ampliar as vendas (já que houve ganho na aquisição de novos e na recorrência da parceria) e faturamento, com um crescimento significativo de 73%.
"A redução de verba se manteve até o primeiro trimestre de 2021, mas conseguimos manter os níveis de crescimento almejados pela empresa. Isso se deve graças a uma estratégia voltada para qualificação de leads e não volume. Fizemos um estudo muito interessante, no qual cruzamos a demanda ociosa de caminhoneiros no Brasil com o tipo de segmento que mais dá certo em nossa operação. Assim, conseguimos regiões-chave de negócio. Esse estudo atrelado ao desenho bem definido da persona embarcador, possibilitou uma maior assertividade do nosso público", conclui Laís.
Sobre a Cargo X
A Cargo X é o maior marketplace de fretes do Brasil, que oferece uma plataforma com tecnologia de ponta e serviços necessários para que embarcadores e transportadores possam transacionar online de forma eficiente e segura.
Fundada em 2013, tem como principal propósito criar um mercado de transporte de cargas mais eficiente, conectando empresas, transportadores e caminhoneiros autônomos. Como resultado, a logtech consegue diminuir a quantidade de caminhões vazios nas estradas, custos adicionais dos embarcadores, tempo de espera, além de aumentar a lucratividade dos motoristas.
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