QUIVER : Como alavancar as vendas da corretora utilizando a gestão de informações
Imagem: freepik.com (Divulgação)
Você sabe responder se todos os contratos de vendas, comissões e renovações estão inseridos no seu sistema de gestão? Além de cadastradas, essas informações estão corretas? Isso é gestão de informações, que representa um fator importantíssimo para conquistar mais clientes e obter mais lucro. Conheça todos os seus benefícios.
Excelência em informações administradas
Corretoras de seguros lidam com muitos dados. Por isso, trabalhar para que essas informações sejam coletadas e armazenadas corretamente é fundamental. Quando um cliente assina uma apólice, ele confia na empresa. Mas no momento em que há informações erradas, ele coloca esse relacionamento em dúvida.
Além disso, somente com dados verídicos é possível analisar as etapas de vendas e entender qual o posicionamento da corretora no mercado.
Administrar as informações com excelência fará diferença na sua lucratividade.
Imagem: freepik.com (Divulgação)
Fazer mais gastando menos
Meça quanto custa uma venda na sua corretora. Some todas as despesas e divida pela quantidade de documentos, o resultado deve ser a média do valor das apólices. Com esse cálculo você poderá estabelecer métricas para aumentar seu lucro.
Mas lembre-se que aumentar o lucro não é sinônimo de contratar colaboradores, ou de colaborador mais tempo em campo. A estratégia deve ser desenvolver a produtividade da equipe.
Faça uma análise do tempo de trabalho de cada setor. Ao reconhecer o que impede o colaborador de produzir mais, você conseguirá identificar as mudanças necessárias.
Relação do cliente com a corretora
Tradicionalmente, 3 pilares são responsáveis por sustentar uma corretora de seguros: Venda, cliente e pós-venda. A comunicação entre eles acontece através das etapas de comercialização abaixo.
- Cliente ↔ Venda: O setor comercial deve dialogar com o cliente para o preenchimento de formulários, avaliações de risco, vistoria e assinaturas.
- Venda ↔ Pós-venda: A interação entre as áreas é constante para a realização de cotações, documentação e apoio para acelerar o processo de venda.
- Pós-venda ↔ Cliente: O pós-venda atua como uma ponte de comunicação em busca de complementar dados do cliente e presta atendimento em momento de dúvidas.
No entanto, para alcançar excelência em informação, esse modelo de interação é conflitante. Em uma corretora de seguros o mais importante é o cliente. Sempre que solicitado, todas as etapas de trabalho se voltam a ele, gerando atraso em tarefas e na produtividade da equipe.
Portanto, proponho um novo modelo.
Novo modelo proposto
- Cliente ↔ venda
O contato entre vendedor e cliente é o mesmo. O processo de prospecção, avaliação e assinatura não se altera.
- Pós-venda
Neste modelo um colaborador é designado para o atendimento ao cliente. O restante da equipe não deve interromper a sua atividade. O foco é realizar a tarefa de sua responsabilidade. Assim, será possível identificar a produtividade de cada um.
Outra sugestão está na tarefa do vendedor, seu dever é somente vender e atender cliente. Cadastrar propostas e a gestão da informação deve ficar a cargo de outro colaborador, designado apenas à essa atividade.
Essa divisão traz mais visibilidade sobre a atuação específica dos setores. Dando a chance de entender quantos negócios são fechados no dia/mês, onde é necessário contratar e quais são os erros. E gerar produtividade.
Eficiência das tarefas
Diariamente tarefas devem ser cumpridas para o bom funcionamento da empresa. O comum é que cada colaborador seja responsável por uma determinada atividade e a execute até o fim do dia. No entanto, se o responsável por tal demanda falta ao trabalho, o que acontece?
Na sua corretora, essa retomada só é feita quando o colaborador retorna a empresa? Então isso precisa mudar.
Tenha, no mínimo, duas pessoas por função. Uma delas ocupa a posição de líder, capaz de dominar a produtividade do seu setor e ensinar as tarefas ao parceiro de trabalho.
O parceiro tem a função de fazer tudo que o líder faz, mas sem a responsabilidade de gerir. E quando um deles falta, ou outro precisa administrar o restante. Jamais esse trabalho pode parar.
Para mais eficiência do trabalho faça a divisão de tarefas por período:
- No dia
- Cadastros;
- Propostas;
- Emissões;
- Controle de documento;
- Pagamento de parcelas;
- Controle de comissões.
- Na semana (auditoria das tarefas dos dias que passaram)
- Auditorias de documentos não emitidos;
- Auditoria de comissões não recebidas;
- Auditoria de renovações pendentes;
- Auditoria do cumprimento de tarefas diárias.
- No mês
- Verificação de motivos de não renovação;
- Análise de produção;
- Análise de metas;
- Análise de índices de sinistralidade;
- Análise de planejamento financeiro – planejado x realizados.
Gestão de sucesso
Com você pôde ver, para usar as informações inseridas no seu sistema de gestão como instrumento de vendas elas precisam estar corretas. É necessário medir as atividades dos setores, encontrar retrabalhos, identificar trabalhos automatizáveis e controlar a qualidade do atendimento.
Conte com um software de gestão completo para reduzir riscos e gerar a produtividade da equipe. A Quiver oferece opções para diversos modelos de corretoras.
Quiver Soluções a grande parceira dos Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- QUIVER : A importância de um bom software para corretor de seguros
- Quer sair de férias sem preocupação? Deixa com a gente! QUIVER ZAP cuida de tudo!
- Nova Edição da QUIVER NEWS no Ar!
- QUIVER : Corretor de seguros auto - tudo o que você precisa saber para se especializar nesta categoria
- Como a QUIVER Revoluciona o Cooperativismo com Soluções Inovadoras
- QUIVER Explica Open Insurance : Como a Tecnologia Beneficia Corretores e Clientes
- Descubra como a QUIVER pode transformar os problemas da sua corretora em soluções!
- QUIVER IN : Aproveite o mês do Corretor de Seguros para profissionalizar sua gestão e cálculos!
- QUIVER FIGITAL : O Futuro da Integração entre o Físico e o Digital no Mercado de Seguros
- QUIVER : A importância da mensuração e análise de dados das corretoras de seguros
- QUIVER : As melhores soluções para sua corretora, cada vez mais robustas e funcionais, pelo mesmo preço de sempre!
- QUIVER NEWS surpreende com as novidades mais quentes!
Adicionar comentário