Páscoa: quais estratégias podem funcionar para impulsionar as vendas em 2021?
Érica Gomes, partner na LC4 Comunicação, Marketing e Estratégia
Segunda comemoração de Páscoa em pandemia, quais estratégias os lojistas e empresários podem adotar para manter a competitividade.
Em 2020, segundo a consultoria Boa Vista, as vendas no período de Páscoa caíram 33% em relação a 2019. Os empresários, assim como os lojistas, precisam se reinventar para garantir sucesso este ano. “É momento de avaliar o que está funcionando no mercado e investir em estratégias que se mostram promissoras, apesar da pandemia”, avalia Erica Gomes, partner da LC4 Comunicação, Marketing e Estratégia.
“O domínio das vendas de chocolate na Páscoa sempre foi das lojas físicas, porém o e-commerce está crescendo acelerado. Pode ser a deixa para pequenos comerciantes e grandes marcas lançarem seus serviços no meio digital, através de serviços locais ou nacionais de entrega”, pontua Erica.
Segundo um estudo da E-bit|Nielsen, o e-commerce deve crescer até 26% em 2021, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões, seguindo impulsionamento do ano anterior. Além disso, a Linx, especialista em tecnologia do varejo, afirma que a Páscoa será uma data promissora para pequenos empreendedores. Dados recentes da Neemo reforçam esse potencial: durante o Carnaval deste ano, as vendas por delivery aumentaram em 276% em comparação ao mesmo período ano passado.
“Precisamos saber surfar a onda do comércio online. Existem dezenas de empresas que facilitam a entrada no segmento, como os portais de vendas e plataformas de e-commerce, como Loja Virtual, Mercado Livre, Shopee, Lojas Americanas, MagaLu, entre outros”, alerta a especialista.
Outro ponto ressaltado por ela é o uso de redes sociais, aliado ao tipo de conteúdo certeiro para o público-alvo. “Existem estudos que indicam que, atualmente, o público prefere o conteúdo chamado de UGC – do inglês, Conteúdo Gerado pelo Consumidor, ou seja, aquele conteúdo que o próprio usuário fornece, como reviews, videos e imagens reais dos produtos ou da experiência gerada”, avalia.
Um estudo da Bazaarvoice de janeiro deste ano colabora com a tese, pois aponta que 64% dos entrevistados afirmam que preferem UGC ao invés de fotos de bancos de imagens ou até mesmo imagens profissionais. Pesquisa da DataReportal, também do começo do ano, diz que 61,6% dos usuários brasileiros de internet, entre 16 e 64 anos, usam as redes sociais para procurar informações sobre marcas.
Erica reforça a necessidade de ter uma mentalidade focada na mudança. Segundo ela, é importante estudar o que funcionou nesse período de pandemia, para aplicar os conceitos novamente.
“É importante prestar atenção nesses números que colaboram com o crescimento do e-commerce e da preferência do consumidor em relação às redes sociais. Eles validam o que muitos já estão notando. A revolução digital já não é mais algo do futuro, é nosso presente. Precisamos adaptar ao modelo online e existem centenas de canais de marketing que estão colaborando com os empresários e micro empreendedores para isso”, conclui.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário