Do escritório ao Edge, o trabalho será diferente - mesmo depois do COVID-19
Por Raphael Costa, gerente de RH da Hewlett Packard Enterprise (HPE)
Devido à pandemia de COVID-19, o local de trabalho de hoje está menos para real estate e mais para experiência de trabalho.
Mesmo em países onde a disseminação foi bem contida, o ambiente do escritório provavelmente nunca mais será o mesmo. Menos funcionários retornarão permanentemente ao trabalho de escritório em tempo integral e mais funcionários continuarão trabalhando em casa ou em qualquer lugar com conectividade segura, confiável e de alta velocidade.
As razões para essa mudança cultural tornaram-se cada vez mais evidentes, à medida que a crise do coronavírus perdurava. Como empresas de todo o mundo estão descobrindo, trabalhar remotamente aumenta muito a satisfação e a produtividade dos membros da equipe, eliminando viagens longas, caras e cansativas. Na verdade, em minha empresa, a Hewlett Packard Enterprise (HPE), 72% dos membros da equipe que trabalham em casa devido à pandemia sentiram que poderiam trabalhar em casa por um longo prazo.
Da mesma forma, os empregadores também estão aproveitando as vantagens de uma força de trabalho remota. Expandiu o pool de talentos, especialmente quando a sede ou escritórios regionais estão em locais menores ou menos desejáveis, e, ao ampliar o acesso ao talento, as empresas estão abrindo as portas para uma força de trabalho mais diversificada.
A HPE vinha estudando os prós e os contras do trabalho remoto bem antes do início da pandemia de COVID-19. Como uma empresa de 60.000 funcionários que ajuda as organizações a usar tecnologia e dados para desenvolver novos modelos de negócios, envolver o público de novas maneiras e aumentar o desempenho operacional, há muito apoiamos as buscas das empresas para ajudarem seus funcionários a serem mais produtivos e terem uma experiência mais envolvente, onde quer que trabalhem.
Na HPE, pré-COVID-19, até 60% da força de trabalho trabalhava rotineiramente fora do escritório, enfatizando ainda mais a preferência dos membros da equipe por condições de trabalho flexíveis, mas altamente produtivas.
Essas percepções nos levaram a apresentar a iniciativa Edge-to-Office, um novo programa para reimaginar com ousadia a maneira como trabalhamos para ser mais flexível, mantendo nosso foco na cultura, no bem-estar e na inovação. É uma abordagem diferente sobre o gerenciamento do trabalho remoto, projetada para enfatizar que os membros da equipe estão conectados, não importando onde seu local de trabalho esteja localizado. Requer diferentes formas de gestão, mas é um método que acredito que outras empresas também possam adotar permanentemente.
Aproveitando uma equipe de liderança multifuncional de disciplinas em toda a empresa, desenvolvemos ferramentas, recursos, políticas e procedimentos que garantem que os trabalhadores "edge" - ou remotos - tenham um ambiente de trabalho seguro e confortável. Ao conciliar o antigo com o novo, estamos criando uma experiência de trabalho inovadora, permitindo que os funcionários continuem a fazer entregas para clientes e parceiros onde quer que estejam.
A seguir, estão os seis elementos que acreditamos serem necessários para tornar a experiência de trabalho bem-sucedida para todos, dentro da iniciativa Edge-to-Office.
O primeiro elemento é estação de trabalho. Todos precisam das "ferramentas" certas para otimizar as condições de trabalho, como suportes móveis para laptop, cadeiras ergonômicas, atualizações audiovisuais e dispositivos de computação/impressão.
A conectividade é o segundo - e talvez o mais essencial - elemento. Requer a ponte entre os espaços de trabalho físicos e externos com a tecnologia necessária para acesso e conectividade contínuos, visando a uma experiência de trabalho híbrida.
Um terceiro elemento é colaboração e produtividade. Nosso objetivo é transformar locais de trabalho físicos tradicionais em centros colaborativos que permitam aos membros da equipe interagirem facilmente, independentemente do local. Isso pode exigir atualizações para sistemas de videoconferência e ferramentas de colaboração baseadas em software.
Saúde e bem-estar, o quarto elemento, garante que os membros da equipe de toda a empresa tenham acesso irrestrito a informações e programas que apoiam o bem-estar físico e mental. Isso é especialmente importante para aqueles cujo estilo de vida mudou drasticamente pela necessidade de trabalhar em casa enquanto cuidam de outras pessoas, como crianças envolvidas em ensino à distância ou pais idosos.
O quinto elemento, Social e Estilo de Vida, reconhece que a socialização com os colegas e o sentimento de fazer parte da cultura do local de trabalho são importantes para todos os trabalhadores, independentemente da localização. Usando muitas das mesmas ferramentas que permitem a colaboração remota, as empresas podem adicionar eventos virtuais e sites de mídia social para desenvolvimento de carreira, voluntariado e outras formas de engajamento.
Nosso elemento final é suporte. Para evitar que os trabalhadores domiciliares se sintam excluídos do fácil acesso aos recursos de RH e TI, as empresas podem implementar uma interface unificada de "help desk" ou um concierge virtual para limitar os longos atrasos no tratamento das solicitações de serviço.
O Edge-to-Office é uma evolução completa de como entendemos o trabalho - desde o treinamento até práticas que enfatizam a diversidade e a inclusão. Cultivando colaboração, inclusão, bem-estar e resultados, o Edge-to-Office está trabalhando na HPE. Mais de 70% dos membros da nossa equipe se sentem tão produtivos - ou mais - quando trabalham em casa do que quando trabalhavam no escritório.
O trabalho em casa se tornará uma parte permanente da experiência de local de trabalho após a pandemia de COVID-19? Só o tempo vai dizer. Mas, com o planejamento adequado e o comprometimento dos líderes, a experiência no local de trabalho será melhor para todos - do edge ao escritório.
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