QUIVER SOLUÇÕES : 05 fatores que dificultam suas vendas de seguros (e como evitá-los)
Um dos principais desafios do corretor de pequeno porte ou individual é manter os seus índices de vendas elevados para competir com os diversos players existentes no mercado. Por não possuir a mesma estrutura, recursos e equipe de grandes corretoras, muitas vezes, o corretor individual precisa se desdobrar entre diversas funções para manter seu negócio em pleno funcionamento e as contas equilibradas.
Apesar das dificuldades enfrentadas por conta desses motivos que citamos acima, elas não são as principais responsáveis por dificultar as vendas de seguros em sua corretora.
A seguir, listamos os 05 principais fatores que impactam negativamente nos seus índices de vendas de seguros e algumas dicas pontuais para evitá-los no dia a dia e gestão de sua corretora.
Confira:
1 - Você não aplica as técnicas de venda corretamente
Ao contrário do que se pensa, ser vendedor não é um "dom". Técnicas de vendas devem ser aprendidas e aprimoradas, como qualquer outra habilidade.
Para isso, existem diversos cursos e especializações que você e sua equipe devem investir, como você pode conferir neste artigo.
2 - Você oferece produtos, e não soluções aos seus clientes
Um dos erros mais cometidos entre vendedores de todo o mundo, em qualquer ramo, é a oferta de produtos, quando na verdade, você deveria estar ofertando soluções.
Crédito de imagem: freepik.com (Divulgação)
Através de uma escuta empática das necessidades de seus clientes, você terá as informações necessárias para se colocar no lugar do mesmo e identificá-las, podendo assim, muito mais do que produtos, oferecer soluções pontuais para suas necessidades específicas.
3 - Você não investe no relacionamento com seus clientes
Um bom relacionamento com seus clientes e prospecções é fundamental para criar parcerias duradouras e de confiança. E, para isso, algumas técnicas podem ajudá-lo(a).
Investir em um pós-venda eficaz é fundamental. Realize acompanhamentos periódicos, busque informações sobre a percepção do cliente em relação ao seguro contratado, sobre o seu atendimento e realize contatos preventivos buscando antecipar novas necessidades.
4 - Você não tem um controle de pagamentos eficaz
A inadimplência de clientes em relação ao pagamento das parcelas referentes ao seguro contratado é um dos principais fatores que impedem o crescimento de corretoras de todos os portes. Apesar de ser algo que não está 100% no controle do corretor, existem algumas práticas capazes de evitá-la.
Crédito de imagem: freepik.com (Divulgação)
Tendo um controle melhor dos clientes, número de parcelas e datas de vencimento, você é capaz de tomar medidas preventivas e iniciar diálogos com seus clientes a fim de evitar a ausência de pagamentos, seja por esquecimento ou através da renegociação nos meios de pagamento.
5 - A gestão do seu negócio ainda não é a ideal
A falta de processos bem definidos e os métodos de gestão aplicados em sua corretora também podem impactar diretamente em suas vendas. A boa notícia é que um bom software ou programa de gestão pode resolver a grande maioria de seus problemas.
E se você acha que este tipo de tecnologia é exclusivo para as necessidades de corretoras de grande porte, inclusive na questão relacionada aos valores de investimento, temos uma novidade para você!
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