Gestão eficiente de filas pode ser solução para negócios evitarem aglomerações
Para consumidores fugirem das aglomerações na pandemia, startup desenvolve solução que permite controlar filas pelo celular sem a necessidade de instalação de aplicativo pelo usuário.
Estabelecimentos aderem a alertas no celular para a formação de filas virtuais e evitarem aglomerações
Em meio à pandemia do novo coronavírus, é comum ver pessoas aglomeradas que não respeitam as faixas que definem a distância de dois metros em filas. O novo coronavírus só reforçou quão difícil é manter o distanciamento enquanto espera de um serviço. As filas já eram um pesadelo antes da pandemia, já que representam uma grande perda de tempo, principalmente nos momentos de pico. Por isso, soluções tecnológicas estão surgindo para resolver esse problema. É o caso do Gest Filas, um gestor de fila virtual desenvolvido pela startup Gestaodefilas.com.
Como estão em toda parte, a startup criou um sistema de gerenciamento de filas que avisa o consumidor por SMS ou WhatsApp quando chegou sua vez. A plataforma ajuda os estabelecimentos a organizar suas filas e traz comodidade a seus clientes, livrando-o da necessidade de estar fisicamente no local aguardando sua vez e correndo o risco de contágio.
Com o sistema é possível controlar a reserva e visualizar a posição exata - tudo através de um link enviado para o cliente, sem a necessidade de instalar um novo aplicativo. Ao chegar em um estabelecimento, um simples cadastro do cliente é realizado. No celular, o consumidor recebe ao mesmo tempo uma mensagem confirmando sua adesão à fila com um link para acompanhamento em tempo real.
No caso de restaurantes, conforme as mesas ficam livres, o atendente ou o garçom executam um comando no tablet registrando a liberação. Quando chega a vez do cliente, ele recebe uma nova mensagem notificando que chegou a sua vez e solicitando a apresentação no estabelecimento.
E a aplicação não é uma ferramenta apenas para o uso durante a pandemia. Com a chegada do "novo" normal, o consumidor poderá caminhar ou fazer outras atividades enquanto aguarda sua vez em um restaurante ou bar, por exemplo. Com essa transparência e praticidade, a aplicação promete diminuir desistências e deixar o cliente livre enquanto espera sua vez.
Segundo pesquisa da Gestores e Profissionais de Serviço ao Consumidor, um cliente insatisfeito compartilhará sua experiência negativa com 9 a 15 pessoas. Isso mostra como a publicidade boca a boca ainda é o principal fator por trás de 20 a 50 por cento de todas as decisões de compra, de acordo com levantamento pela consultoria McKinsey. Por isso, um bom atendimento do início ao fim é essencial. "A ideia surgiu exatamente pelas aglomerações que se formavam. Eu percebia que os estabelecimentos ficavam sem controle. Muitas vezes essa falta de transparência das filas me causava desconforto e acabava desistindo de esperar", afirma Leandro Martins, cofundador da startup.
O sistema conta ainda com uma avaliação de feedback para garantir a qualidade do serviço. Ao final do processo, o cliente é convidado a dar uma nota que vai de 1 a 5 estrelas. Isso permite que os gestores tenham um canal de feedback direto com o cliente.
Gest Filas está restrito aos estabelecimentos cadastrados na plataforma. Para os comerciantes essa é uma maneira de não apenas oferecer um melhor serviço, mas também de ter mais informações sobre a formação de filas e ter dados que vão ajudar na tomada de decisões como o tempo médio de espera no local e cancelamentos. Os estabelecimentos interessados devem acessar a ferramenta no site da startup (gestaodefilas.com).
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