Live: grandes organizações vão debater novidades no Relacionamento com Comunidades
A live “Relacionamento com comunidades: o impacto na reputação das empresas” será o 6o encontro promovido pelo projeto PTexto Apresenta e, mais uma vez, contará com a participação de especialistas de grandes organizações.
Os resultados do inédito indicador para mensurar, com critérios objetivos e quantitativos, o nível de relacionamento das organizações com comunidades será um dos temas de destaque da live "Relacionamento com comunidades: o impacto na reputação das empresas", que vai debater, em 19 de agosto, às 18h, as novidades e a evolução do relacionamento das organizações com as comunidades. Outros temas também prometem mobilizar a audiência, como o empenho de empresas e instituições em realizar ações de responsabilidade social, inclusive presenciais, em plena pandemia e a preponderância da opinião pública na tomada de decisões em grandes projetos.
A live vai ainda avaliar a evolução do setor mineral no relacionamento com comunidades, tarefa que ocupa lugar privilegiado no planejamento estratégico de muitos outros setores produtivos, a exemplo da geração e transmissão de energia, da indústria química, petrolífera, entre outros.
No caso da indústria da mineração, o trabalho das companhias de grande porte influencia diretamente a rotina dos habitantes do entorno das minas e impacta a estrutura de municípios e regiões próximas. Assim, o relacionamento com comunidades é considerado um processo estratégico para o desenvolvimento da mineração responsável no Brasil e no mundo.
A live "Relacionamento com comunidades: o impacto na reputação das empresas" será o 6o encontro promovido pelo projeto PTexto Apresenta e, mais uma vez, contará com a participação de especialistas de grandes organizações:
- Alexandre Mello, Diretor de Relações com Associados e Municípios do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM, que reúne mineradoras responsáveis por mais de 85% da produção nacional de minérios;
- Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, na Kinross Brasil Mineração, uma das principais mineradoras do país, de origem canadense, especializada na produção de ouro;
- Ana Lúcia Santiago, Coordenadora da VoconiQ na América Latina, empresa que desenvolveu o programa Local Voices e o primeiro indexador de classe mundial para medir o desempenho social das mineradoras, extensivo a outros setores produtivos que se relacionam com comunidades;
- A organização é da Profissionais do Texto - www.profissionaisdotexto.com.br e será mediada pela jornalista Carolina Castro, da equipe da agência de comunicação. A transmissão será às 18h do dia 19/08 pelo canal Youtube www.youtube.com/user/profissionaisdotexto.
Saiba mais sobre os participantes
Alexandre Mello - Diretor de Relações com Associados e Municípios do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM
Formado em Engenharia Civil pela UFMG, Mestre em ‘Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável’ pela De Montfort University / Inglaterra. É Coordenador do comitê de Mudança do Clima do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental - CB-38 da ABNT (Normas ISO para Mudança do Clima); Consultor de Mudança do Clima pela United Nations Industrial Development Organization - UNIDO em assuntos relacionados às normas ISO para gestão de Energia e Mudança do Clima; e Delegado brasileiro em reuniões internacionais: ISO, COP e ONU. Foi Superintendente de Sustentabilidade, Comunicação e Assuntos Corporativos do Grupo Vallourec (divisão Brasil - Siderurgia, Mineração e Florestal), 2008 a 2017; Presidente da Associação Mineira de Silvicultura - AMS (2016 a 2018); Presidente da Eurocâmara de Comércio de Minas Gerais (2015 a 2017); e Presidente da Câmara de Comércio França Brasil de Minas Gerais (2014 a 2016).
Ana Cunha - Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, na Kinross Brasil Mineração
Formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, atua há 21 anos nas áreas de Comunicação Corporativa, Desenvolvimento Social e Relacionamento com Stakeholders no Setor Mineral.
Nos últimos 7 anos, tem se dedicado ao desenvolvimento e gestão de Programas de Comunicação, Relacionamento com Comunidades e Governo da mineradora de origem canadense de ouro, com operação em Paracatu, noroeste de MG. É pós-graduada em Comunicação Internacional pela Syracuse University e especializada em Gestão Responsável para a Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, tendo se desenvolvido ainda em Liderança, pela FIA/USP, e em Sustentabilidade, pela Sorbonne University.
Ana Lúcia Santiago - Coordenadora da VoconiQ na América Latina
Possui quinze anos de experiência em relacionamento com comunidades, resposta humanitária a emergências e experiência em desenvolvimento comunitário. Graduada em Direito, advogada, mestre em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e Responsabilidade Social nas Empresas (RSE), doutora em Economia e Sociedade pela Universidade de Alicante, Espanha, e pós-doutora em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FEI de São Paulo. Concentra suas pesquisas no desenvolvimento de estratégias para obter e manter uma licença social para operar no setor de mineração e métodos para o envolvimento efetivo da comunidade. Foi funcionária do Instituto Votorantim e consultora em diversas empresas: InterCement, Scania, Sebrae, Sescoop, Fundação Dom Cabral, Vale, CBA e Nexa. Atualmente, coordena o Programa Local Voices na América Latina da empresa de pesquisa australiana VoconiQ - CSIRO com projetos também no Equador, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, além do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>