O que o coronavírus ensinou sobre o relacionamento entre empresas para potencializar os negócios
*Por Bruno Beneduzzi
Estamos começando a nos aproximar do cenário pós-pandemia e muitas empresas já pensam em retomar parcialmente as atividades. Ainda assim, é consenso que todos iremos reinventar a maneira como trabalhamos. Reuniões, visitas presenciais em clientes e eventos em espaços fechados são apenas alguns dos tópicos a serem totalmente repensados neste ano.
Um ambiente favorável para manter o bom funcionamento do comércio entre empresas, mesmo à distância, é o marketplace B2B - um canal 100% online que permite potencializar negócios com segurança, agilidade, controle, economia e livre de qualquer contágio. Daqui pra frente, as empresas devem priorizar o contato remoto e a negociação virtual.
O objetivo dessas plataformas é promover o "match" entre fornecedores e compradores e fomentar mais negócios para as empresas. De um lado, compradores têm a chance de encontrar milhares de fontes de fornecimento em um único local, previamente analisadas, homologadas e com performance medida em dados transacionais.
Além disso, existe a vantagem de negociar melhores preços e prazos de pagamentos. De outro, os fornecedores aumentam a exposição de seus produtos e serviços, e podem ser facilmente encontrados por milhares de compradores. Uma possibilidade de aumentar as vendas com baixo investimento e pouco esforço.
Neste ambiente online, ambos os lados ganham. As empresas podem seguir sendo próximas de seus parceiros mesmo sem acessá-los fisicamente, já que a plataforma dos marketplaces possui mecanismos que possibilitam a interação entre comunidades de compradores e fornecedores por meio de uma combinação de tecnologia e serviços. Dessa forma, transações comerciais entre companhias são realizadas em um ambiente de alta performance, onde a informação é estrategicamente compartilhada e há serviços específicos para as necessidades do setor.
Em tempos de crise, marketplaces criam um ecossistema empresarial, no qual empresas formam uma rede relevante de negócios. A principal ideia de usar a tecnologia de ponta - como inteligência artificial, cloud computing, BI e machine learning no universo B2B - é levar ao mundo corporativo um conceito de comunidade.
É evidente que a crise provocada pela pandemia do coronavírus fez várias empresas repensarem seus modelos de negócios. O cenário de isolamento acabou abrindo diversas oportunidades para quem, antes, evitava se arriscar no ambiente online. O principal insight nesse sentido é que pode ser muito mais simples do que parece dar continuidade ao relacionamento com clientes e parceiros de negócios mesmo sem estar presente fisicamente.
*Bruno Beneduzzi é Diretor Comercial do Mercado Eletrônico
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>