Empresário gaúcho aponta principais características de uma boa liderança
Atuante em diversos projetos e negócios no estado, Lucas Scapini defende postura como um dos príncipais fatores para conduzir os negócios em tempos de crise
“Um líder em um cenário de crise deve de se manter equilibrado e proativo, motivando seus profissionais de equipe”
Segundo uma pesquisa feita pelo Hay Group em parceria com a Universidade de Harvard, entre os 95 mil líderes de 49 países, cerca de 50% criam climas desmotivadores e 19% deles promovem locais de trabalho de alto desempenho. No Brasil, onde foram entrevistados mais de três mil gestores, 63% criam um clima desmotivador e 12% criam climas motivadores.
A partir disso, é possível ver suas principais nuances. Uma liderança eficiente em meio a uma crise, por exemplo, se concentra em três áreas: capacidade adaptativa, resiliência e confiança. Independentemente da atividade em questão, as três são o que ajudam a sustentar um alto, e até heroico, desempenho dos times e da empresa como um todo. Assim como encontrar uma agulha num palheiro, é difícil encontrar perspectivas positivas em um momento de crise. No entanto, para um líder nato essa atitude não é tão complexa. Esse profissional é capaz de imergir no problema, de compreendê-lo e de enxergar formas de transformá-lo em uma oportunidade.
Para Lucas Scapini, diretor comercial do Grupo Scapini, a postura de um líder é fundamental. "Um líder em um cenário de crise deve de se manter equilibrado e proativo, motivando seus profissionais de equipe", aponta.
Um dos papeis fundamentais da liderança é a disposição a ser tolerante com ideias, opiniões, crenças, valores e princípios de diversas pessoas. Cabe ao líder incentivar e coordenar sua equipe, aplicando de forma eficaz suas habilidades individuais e em grupo, seus conhecimentos e suas experiências, inspirando e motivando outras pessoas a alcançarem suas metas.
Algumas situações vão afetar a todos e estão além do controle de uma empresa única. Com isso, devemos ter mente que a liderança humanizada é a melhor opção. Devemos, sobretudo, pensar e agir como equipe, nos colocando à disposição para ouvir e buscar soluções que privilegiem o todo, elevando assim a qualidade do grupo. "Uma boa gestão tem um impacto extremamente positivo", completa Lucas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>