Mais do que nunca, empresas percebem a importância de investir em responsabilidade social
Para auxiliar marcas a encontrarem seu propósito, agência TIDE Social é especialista no setor
Há alguns anos, o consumidor vem cobrando que marcas e produtos tenham um posicionamento mais preocupado com causas sociais e com o meio ambiente. O mundo mudou e, para acompanhar essa transformação, as empresas precisaram começar a investir nos seus valores e a descobrir como poderiam fazer o bem.
Da percepção dessa necessidade, as sócias Mariana Franceschinelli e Mariela Rodrigues, da agênciamam - que atua no mercado de Relações Públicas há 5 anos - se uniram a Fabiana Pasquetto, especialista em comunicação corporativa e com grande experiência no terceiro setor, para juntas criarem a TIDE Social, uma assessoria, que próximo de completar seu primeiro ano de existência, é especialista em fazer essa união entre causas e marcas. "À medida que a consciência global aumenta, as empresas precisam viver, sentir e respirar as ações que promovem, precisam ter valores reais e não simplesmente contar histórias sobre o que fazem", comenta Mariana Franceschinelli, sócia da agênciamam e uma das fundadoras da TIDE Social.
Diante da pandemia do coronavírus que se espalhou pelo mundo, essa necessidade se tornou mais evidente e, mesmo as empresas que não tinham um departamento voltado à responsabilidade social ou suas equipes de marketing não tinham um direcionamento claro para esse tema, precisaram mostrar que se importavam. "Quando criamos a TIDE, não imaginamos que em tão pouco tempo viveríamos um cenário tão devastador. O social é hoje questão de sobrevivência para qualquer empresa que queira se sustentar no mercado", diz Mariela Rodrigues.
O primeiro movimento de doações que o COVID-19 criou foi para a saúde. Por se tratar de um vírus de fácil contaminação, entraram em alta o uso de máscaras e álcool gel, e respiradores, por exemplo. As empresas focaram então em auxiliar fornecendo esses insumos ou fazendo doações em dinheiro para que os sistemas de saúde pudessem adquirí-los por conta própria.
Com o isolamento social, as pessoas começaram a ser demitidas, deixando muitas famílias desamparadas. Para agravar, as escolas fecharam e, com isso, as crianças que tinham na merenda sua única refeição diária, ficaram sem ter o que comer. Por isso, o segundo movimento de doações tem sido de cestas básicas para suprir o sustento dessas famílias em vulnerabilidade social.
"Por focarmos nossa expertise de mercado e geração de valor com o terceiro setor, mesmo em meio à crise, pudemos auxiliar nossos clientes a agir em prol do social, sem fugir dos valores e da identidade do negócio", conta Fabiana Pasquetto. "Se todos agora se voltarem exclusivamente para o coronavírus, o que será da educação? Ou mesmo da luta contra o câncer e da geração de empregos? Essa pandemia afeta todos os setores e, se o pilar social da empresa for outro, que não a saúde, está tudo bem, também. É preciso agir, se aproximando das causas que façam sentido e toquem o coração da marca, com propósito e verdade", completa.
A pandemia despertou uma solidariedade nunca vista no mundo e mostrou o quanto precisamos e dependemos uns dos outros. Mas, passando o estado de emergência, ainda existirão diversas causas relevantes para apoiar e diferentes frentes de atuação para fazer a diferença. Para isso, é essencial que as marcas tenham uma definição clara e objetiva do seu propósito social e um planejamento de longo prazo. "A TIDE SOCIAL apoia as empresas a se posicionarem, definindo as causas que tenham mais afinidade com a marca e o público, sempre levando em consideração a atual demanda da sociedade e a legitimidade das ações realizadas", finaliza Fabiana.
Sobre a Tide Social
Assessoria especializada no desenvolvimento de estratégia e comunicação de impacto social que inspiram as pessoas a agirem. Apoia empresas e instituições sociais a definirem ou validarem seu propósito organizacional, gerando valor para seus clientes, para seu negócio e para a sociedade, de forma legítima e sustentável - com foco no planejamento e execução de comunicação com um novo olhar para o social. Com um time multidisciplinar e atuação 360°, em apenas um ano de mercado, a Tide Social já conta com grandes nomes em seu portfólio de clientes, como Gerando Falcões, Aldeias Infantis SOS Brasil, Instituto Família Barrichello, Panasonic, Ipiranga, Profarma Specialty, VRB, entre outros. Para mais informações, acesse o site www.tidesocial.com.br e Instagram @tidenoinsta.
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