Mindfulness no trabalho: como a prática pode ajudar o mundo corporativo na nova realidade de home office
Com a pandemia do coronavírus, a saúde mental entra em cheque e o mercado de trabalho desperta para ferramentas que podem auxiliar os profissionais
Com a quarentena orientada pelos órgãos de saúde, muitas empresas estão operando via home office, o que faz refletir sobre uma série de questões do mundo corporativo, além de demandar uma reorganização dos colaboradores. Na nova realidade de isolamento social, em um único local estão tarefas de casa, trabalho e maternidade/paternidade (para quem tem filhos) para quem respeita a quarentena. Mas como fica a divisão de atividades e a saúde mental?
Ansiedade, estresse, angústia e a incerteza do futuro podem ser um desafio. Para ajudar, práticas como o mindfulness, que ensina a atenção plena, são úteis para transcender esse período e ter sucesso nas diferentes atividades. Luiza Bittencourt, instrutora sênior de mindfulness pelo MTI (Mindfulness Trainings International), conta que a prática é um estilo de vida e pode auxiliar em várias frentes, inclusive na profissional.
"Entre os benefícios da prática de atenção plena, estão melhorar foco, produtividade e memória. Quando estamos inteiramente presentes no trabalho, as chances de algo dar errado e termos de refazer são menores", reforça a especialista. Assim, a técnica ajuda a produzir mais e em menos tempo, pois a pessoa não estará fazendo pausas desnecessárias ou distraindo-se com qualquer coisa. É benéfico para o colaborador em si e para a empresa também.
"Com a prática, as pessoas ficam mais atentas, compassivas, empáticas e tranquilas, o que melhora a comunicação através da escuta ativa, evitando ruídos, e também o trabalho em equipe, de modo que as pessoas não descontam suas frustrações nos outros", explica Luiza. Exercícios simples que ocupam minutos do dia a dia, já dão início na mudança do cérebro através da neuroplasticidade, proporcionando os benefícios da prática.
"Se você é destra, procure segurar o copo ou a caneca com a mão esquerda. Se na sua casa todos tem um lugar cativo na mesa de jantar, proponha uma troca e tente sentar em um lugar diferente a cada refeição. Apesar de simples, essas atitudes exercitam o cérebro ", ensina. A seguir, a especialista deixa dicas mindfulness para reduzir estresse e ansiedade, aumentar foco, produtividade, sensação de bem estar, trabalho em equipe e saúde. Confira:
1- Pausas conscientes: Pare algumas vezes ao longo do dia e sinta sua respiração;
2- Uso consciente dos eletrônicos: Estabeleça horários para olhar e-mails ou celular;
3- Início, meio e fim das atividades: Não faça mais de uma coisa ao mesmo tempo. É mais produtivo fazer cada atividade com atenção plena;
4- Escuta Atenta: esteja realmente presente quando um colega ou chefe estiver falando com você, escute com atenção. Isso evita diversos erros de comunicação.
5- Mindful Eating: Não coma trabalhando. Quando estiver comendo, apenas coma. Desfrute desse momento tão saboroso.
6- Pratique meditação: A prática regular, mesmo que apenas alguns minutos por dia, muda seu cérebro e traz os benefícios da prática. Tire esse tempo pra você.
Sobre Luiza Bittencourt: A especialista já participou de diversos retiros e cursos como Mindful Schools (Califórnia), Mindfulness na Liderança pelo Institute for Mindful Leadership (fundado por Janice Marturano), Introducción a Mindfulness, Compasión y Florecimiento Humano no Instituto Cultivo (México), e também é instrutora de Mindful Eating pelo Protocolo Eat For Life. É membro da AbraMind (Rede Aberta de Mindfulness) e colabora com as plataformas Setta.co e Reverbere.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>