Os melhores gestores da Susep: Solange Vieira e Luciano Portal Santanna
Governo vem e governo vai, isto é fato! O tempo é curto. E o Regime é Democrático. Cada qual com suas virtudes e vicissitudes. Mas as diferenças também se sucederam. As perspectivas governamentais sempre se mostraram dogmáticas. Vale dizer que, do arcabouço de corretores administrando a profissão até a singeleza dos Procuradores da União, sempre houve uma ampla gama de servidores na superintendência da Susep. Requerendo realçar que muitos com estilos ousados e característicos diferenciais. Mesmo assim, confesso que fui simpático aos muitos administradores. Todos, com críticas e elogios sérios. Mas não posso deixar de destacar dois personagens distintos: Luciano Portal Santanna e Solange Paiva Vieira, na ordem de sucessão na autarquia.
Santanna foi o primeiro herói dos corretores de seguro e o meu super-herói em especial. Articulado - falando muito bem - e com amplo desenvolvimento da comunicação com o Mercado de Seguros em geral e com amplo papel nos derivativos de TAC. Dando muita atenção ao desenvolvimento de Grupos de Trabalho, o desenvolvimento de Sistemas Gerenciais, pautando Normas inéditas e desenvolvendo setores da Susep. Santanna, aliás, possibilitou a fala e o Sistema Especial do Cadastramento de Corretores de Seguros de forma gratuíta.
Vieira está sendo uma desenvolvedora perene. Trabalhou na Previc, na Anac e no BNDES. Foi professora de Economia em duas universidades distintas. E é reconhecidamente eficiente e talentosa. Ela possui a característica de uma CEO da Iniciativa Privada e é afinada com o discurso desenvolvimentista do Ministro Paulo Guedes. Ademais, enfrentou situações inusitadas onde trabalhou antes e no setor público. Na Susep, por exemplo, retirou da gaveta o papel das Autorreguladoras, por entender que os corretores poderiam experimentar ser autorregulados, o que discordo em parte, mas foi vencida pela, finalmente, revogação da MP 905/19, que extinguia a Profissão. Assim, foi vencida pela Política. Atualmente, em outro exemplo, por motivos legais e de força maior, logo após a revogação dessa Medida Provisória, possibilitou o cadastramento dos corretores de seguros - o que é um dever de se fazer pelas Normas do Corretor - e a emissão da Carteira de Identidade Profissional do corretor de seguros de forma gratuita, sendo duramente criticada por Sindicatos da Categoria. Austera com o dever de servir os brasileiros, e honesta em suas convicções, Solange é amada por uns e não tanto por outros. No meu caso, sou fã e a chamo de Leoa do Seguro - ainda que não a conheça e não mantenha contato com a mesma, apesar de não concordar com uma posição que parece irá acontecer nesta Indústria do Seguro.
No meu entender, falando exclusivamente de trabalho, são os dois melhores administradores da Susep, na minha visão (E no vislumbre da maior parte dos corretores de seguros brasileiros). Por exemplo, de novo, o Cadastramento dos corretores de seguro, que gerou certa polêmica, foi aprovado por cerca de 88% dos votantes na pesquisa do Portal Nacional dos Corretores de Seguro, com mais de 5 mil votos únicos por IP. E nenhum dos dois, parece, por coincidência, agradou os sindicatos dos corretores de seguro, como uma característica também perenal e trivial. Inclusive, até não sei porquê desse comportamento!
Porém, o certo é o sentido com o qual e comecei e com a afirmativa que eu vou terminar: Perene, enquanto durar!
Que pena!
Armando Luis Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>