Mensuração de resultados: avaliar as ações de marketing é essencial para as empresas
Hoje existe uma série de ferramentas que possibilita a mensuração de resultados, especialmente no que tange ao marketing digital Sabendo utilizar, o retorno é garantido.
Muito se fala sobre a implementação de ações de marketing, entretanto é comum que empresas e profissionais envolvidos nessa esfera se esqueçam da importância da mensuração de resultados como forma de nortear os próximos passos e criar uma estratégia funcional.
Mensurar resultados significa coletar e analisar dados relacionados aos impactos causados na empresa e no mercado em decorrência da realização de ações promocionais e de divulgação, fidelização de antigos clientes e conquista de novos, vendas, aumento de ticket médio, etc.
"A não mensuração de resultados pode comprometer toda uma campanha"
De acordo com o Diretor de Projetos da Go Biz , empresa especializada em marketing digital, Ricardo Domingues, as soluções de marketing digital devem possuir desde planejamento das ações à mensuração de resultados alcançados por meio delas.
"Hoje existe uma série de ferramentas que possibilita a mensuração de resultados, especialmente no que tange ao marketing digital. Pode-se, por exemplo, coletar e analisar dados relativos ao alcance de uma publicação e a opinião dos consumidores sobre ela."
Fazer isso é essencial para que as ações possam ser avaliadas e repensadas caso necessário. Ademais, é possível perceber com mais clareza quais delas funcionam e quais não funcionam para determinada companhia e seu público-alvo.
"Ao não mensurar os resultados, há grandes possibilidades de, como dizem por aí, ‘insistir no erro’ e dar continuidade a ações que trazem pouco ou nenhum resultado para a empresa. Isso significa que ao coletar e analisar dados é possível investir melhor tempo e dinheiro."
Outra estratégia praticada é a análise de cases e campanhas já colocadas em ação no passado e por outras empresas. "Aprender com os erros e acertos é uma ótima forma de aprimorar as campanhas de marketing, dar passos mais seguros e acertar o alvo."
Aliás, acertar o alvo, ou melhor dizendo, o público-alvo, é o desejo de toda companhia que investe parte do seu capital e arrecadação em campanhas de marketing, seja qual for o objetivo específico buscado por ela.
A análise de resultados e o redirecionamento das ações
A mensuração de resultados permite que campanhas que não estão dando certo ou não são significativas possam ser substituídas por outras logo nos estágios iniciais.
Assim, um site que deseja obter mais tráfego, por exemplo, pode aplicar diferentes estratégias ao longo de uma mesma campanha de marketing para alcançar esse resultado por meio da análise constante de indicadores e do ranqueamento da página em motores de busca.
Isso significa que os dados não precisam ser mensurados apenas ao final das ações, mas também durante sua realização, do contrário as chances de investir mal o dinheiro da empresa e insistir num erro são bem altas.
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