Semana da Mulher SG: Suellen Farias
Em homenagem ao dia internacional da mulher, que é celebrado em 8 de março, o Seguro Gaúcho apresenta mais um perfil que retrata a figura feminina no mercado segurador. A seguir conheceremos a trajetória profissional de Suellen Castro da Silva Farias, sócia gerente do escritório C.Josias e Ferrer Advogados Associados.
Suellen iniciou sua trajetória profissional como recepcionista no escritório C.Josias e Ferrer Advogados Associados, tendo meio ano depois ingressado na faculdade de Direito passando a atuar como estagiária, no ano 2000. Ao graduar-se em 2006, assumiu o posto de advogada atuando no direito securitário. Para ela a advocacia constitui-se em uma profissão composta por princípios e regulamentos que visam a proteção e dignidade das pessoas. “Além de considerar o Direito emocionante, entendo que ele vislumbra relações justas e equilibradas entre as partes envolvidas. Já o seguro é minha paixão, pois significa o cuidado que temos pelo próximo, por nossa família e pela materialização das nossas conquistas através do patrimônio que adquirimos”, destacou. “No direito securitário atuo na gestão dos processos do escritório, faço análises minuciosas dos riscos, por matéria e assunto que as seguradoras estão expostas. Também acompanho casos especiais, em um trabalho mais artesanal”, explicou Suellen. A entrevistada relembra o momento mais significativo que viveu na área. “Foi o reconhecimento do SINDSEGRS pela notável contribuição ao mercado securitário. Constituiu-se num delicado gesto do presidente do sindicato, na época o Júlio Rosa, pela atuação em um processo específico em nome da entidade, mas que significou muito pra mim”, recordou Suellen.
Entretanto, quando o assunto é a presença das mulheres no mercado segurador, a entrevistada argumenta que quando ela começou na área havia um número menor de mulheres. “Graças a vários movimentos que tive a sorte de presenciar o cenário foi se alterando e o número de mulheres foi aumentando. Eu diria que a presença feminina ainda é menor do que o desejado, mas que já estamos conseguindo ocupar o lugar que é nosso de direito.”, salientou. De acordo com Suellen, o crescimento feminino aconteceu graças a muita luta e persistência como o Clube das Gurias, que é uma confraria de mulheres corretoras do estado do Rio Grande do Sul. No segmento de seguros existem várias figuras femininas de destaque, mas quem melhor retrata a excelência profissional para Suellen é Jane Mansur, que atuou por 30 anos Escola de Negócios e Seguros (ENS) no Rio Grande do Sul. “Admiro-a demais por sua luta pela educação e aperfeiçoamento do nosso ramo. Ela possui garra e é um grande exemplo para nós”, justificou.
Apesar da evolução feminina tanto no segmento de seguros como na esfera jurídica, a entrevistada entende que ainda há o que ser conquistado. “Vemos mulheres extremamente inteligentes e empoderadas atuando, mas ainda hoje existem questões sociais ante a desigualdade de gênero”, salientou.
Nas horas de folga Suellen gosta de ver filmes e jogos de futebol ao lado do marido e de dois gatos. A presença da família e de amigos também faz parte de seus momentos de lazer. Entretanto, ela garante que aprecia muito viagens. “Eu amo viajar, tanto que faço uma viagem atrás da outra! Meu sonho é desbravar este mundão, conhecer culturas diferentes, viver novas histórias”, afirmou sorrindo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>