Susep lança ranking de reclamações das seguradoras
Levando em consideração as ocorrências registradas na Susep e a participação das seguradoras no mercado (market share), a autarquia lançou um ranking de reclamações das empresas.
Em sua primeira edição, o índice de reclamações traz os dados consolidados de 2018 e 2019, abrangendo 114 empresas ou grupos que possuem participação de mercado superior a 0,2%. Os resseguradores e sociedades de capitalização não foram incluídos.
“A ferramenta irá qualificar a informação para que o consumidor tome decisões mais assertivas. É importante também para a Susep direcionar suas ações, orientar melhores práticas às empresas”, explica o diretor técnico da superintendência, Rafael Scherre.
Segundo a Susep, o índice permite que o consumidor filtre a busca por ano, número de reclamação, pela colocação no ranking ou pela arrecadação da empresa. A autarquia ainda ressalta que a primeira versão deve receber aprimoramento em breve e incorporar outras análises, como os principais motivos de queixa e os segmentos de seguro.
Para a CNseg, a ferramenta presta um desserviço à população, já que a maneira como as informações estão organizadas é equivocada. “Para prestar bom serviço ao consumidor é necessário esclarecer sobre quais reclamações foram julgadas procedentes ou não. A simples divulgação das reclamações totais encaminhadas à Susep não separa aquelas consideradas procedentes das improcedentes”, diz o comunicado da entidade.
Após atender as reivindicações do mercado, a Susep optou por excluir do índice as reclamações relacionadas ao DPVAT, que impactaram os números de todas as empresas que compõem o Consórcio Líder.
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