A importância do ambiente da marca, valores e identidade visual para uma empresa
Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons
*Por Eber Feltrim
Nesse artigo, quero abordar duas variáveis que vão funcionar como diferencial competitivo para qualquer negócio. E é isso que também pode posicionar a sua empresa adiante da concorrência. Um deles, é a marca. Trata-se da representação gráfica do nome do seu negócio. É o que vai nos diferenciar visualmente do concorrente, e o que faz ter a percepção de business, de negócio, de algo corporativo.
E a marca precisa conversar diretamente com a outra variável, que é a identidade visual. Pode ser externa, ficar na fachada ou interna, uma identidade dentro dos ambientes. Esses dois itens precisam ser bem pensados e planejados, afinal, irão impactar diretamente em seu valor agregado. Lembre-se que valor é o que você entrega para o cliente, enquanto preço, é o que ele te paga.
Será que existe diferença de preço somente por conta da marca ou também pelo valor que ela apresenta? Vamos citar o exemplo da Nike. Quanto esta empresa trabalhou ao longo dos anos para que o público entendesse que, qualquer item que leva o seu logotipo, vale o preço que encontramos hoje nas lojas?
Será que um café custa R$ 2,00 e o outro R$ 6,00 apenas por conta da marca ou também devido ao branding? No café de R$ 2,00, o colaborador que te entrega a bebida possivelmente não sabe o seu nome, talvez o copo até queime a sua mão. Já no mais caro, o nome do cliente é anotado, te chamam para pegar seu pedido e o copo, que é firme, seguramente não queimará a sua mão. Além disso, tem Wi-Fi turbo, ar condicionado, música ambiente, poltronas super confortáveis e, se tiver vaga, ainda é possível relaxar por lá algum tempo.
Esse cenário descrito acima desperta um comportamento de interesse por determinada marca. E isso acontece quando uma gestão é eficaz, e faz com que as pessoas queiram você e não o seu concorrente.
Mas então o preço não tem nada a ver com isso?
Sim, com certeza tem, mas preço representa menos que 10% pela decisão de compra por um produto ou serviço. O que representa mais é quanto aquele serviço/produto vale para mim.
Separei alguns elementos para te fazer evidenciar a sua marcar ainda mais. Por exemplo, a missão, visão e valores. São três atributos que representam para o cliente aquilo que a empresa é hoje (missão), o que quer ser amanhã (visão) e os princípios que norteiam o trabalho (valores). E isso é importante não ter apenas pendurado na parede, o que estiver descrito é preciso cumprir, ou é melhor nem ter.
Agora, vamos às tarefas:
- Descreva a missão, visão e valores do seu negócio. Se não sabe por onde começar, selecione algumas palavras-chaves.
- Pense em um nome e uma marca que definam a sua empresa
- A partir do seu nome e marca, vamos começar a pensar em uma identidade visual (externa e interna).
Siga essas etapas e assim será possível definir esses três itens, caso você esteja começando uma empresa do zero, ou passando por um processo de reformulação. Boa Sorte.
Sobre Dr. Éber Feltrim
O dentista e atualmente especialista em marketing começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
Sobre a SIS Consultoria
A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 25 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 120 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário