Como diminuir o custo de aquisição no e-commerce
Saiba como gerenciar os possíveis custos para conquistar novos leads para o sua loja online
Ter uma boa estrutura de e-commerce envolve diversas etapas. Uma delas é pensar em como diminuir os custos de aquisição, métrica que aponta o valor gasto em questões operacionais para que se conquiste novos leads, usuários interessados nos seus produtos.
“Quando falamos em custo de aquisição o primeiro passo é entender sua margem e todos seus gastos. Após superar essa etapa, é importante definir o custo de aquisição ideal”, explica Thiago Mazeto, diretor comercial e marketing na Tray, unidade de e-commerce da Locaweb. Além disso, é necessário considerar que esse valor pode variar, já que cada e-commerce tem um ponto de equilíbrio próprio.
Segundo Mazeto, “o conhecimento em mídia e SEO é fundamental para evoluir cada vez mais. É imprescindível tentar vender mais de uma vez para o mesmo cliente, a melhor forma de baixar o custo é fazer com que ele tenha uma experiência incrível em seu e-commerce para comprar novamente”.
Ter o máximo de canais de venda também pode ser uma estrutura importante para a aquisição de novos leads, pois é vantajoso ter atuação não só em lojas virtuais, como em marketplaces. Algumas medidas, por mais que sejam indicativos de gastos, não necessariamente podem ser cortadas, pois é fundamental pensar na qualidade dos serviços que você irá oferecer. “Deve-se focar na experiência do cliente e qualidade de produtos. Acredito que o contrato de frete e intermediador de pagamentos podem ser negociados de acordo com suas vendas. Tendo histórico e comprovação, esses fornecedores tendem a melhorar as taxas”, explica Mazeto.
A melhor alternativa para cumprir a demanda de pedidos deve ser analisada de acordo com o perfil do seu e-commerce. “Ter os produtos sob demanda pode ser atrativo, já que não exige um um grande investimento. Porém, é arriscado. A operação não está em suas mãos e, ocorrendo atrasos, isso pode gerar uma insatisfação no cliente e aumentar os custos”, finaliza Mazeto.
Sobre a Tray
Com uma base de mais de 11,5 mil clientes ativos e 16 anos de história, a Tray - unidade de e-commerce da Locaweb -- é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado. Sua plataforma robusta oferece produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do país, além uma interface amigável e 100% customizável. Ideal para todos os estágios do empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende desde o pequeno varejista até as grandes operações, através da sua divisão corporativa Tray Corp.
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