SUSEP Realiza Workshop Para Implementação do Sistema de Registro das Operações no Setor de Seguros
pixabay
Objetivo é iniciar ainda em fevereiro a implementação do modelo que estimula mais transparência, agilidade e eficiência no setor
As principais etapas e datas para a implementação do sistema de registro das operações no setor de seguros brasileiro foram tema do workshop promovido pela Susep, hoje. O encontro, que ocorreu no Rio de Janeiro, reuniu os responsáveis pelo projeto no órgão e representantes das entidades supervisionadas e das registradoras, que dialogaram sobre os pontos relevantes para o processo de execução da proposta.
Na oportunidade, a Susep apresentou o plano para que o sistema de registro de operações seja implementado em sua totalidade em dois anos. Em fevereiro, já será viabilizada a adesão voluntária das empresas e, a partir de março, a adesão será obrigatória para o seguro garantia. O evento tratou, ainda, do panorama geral do programa e trouxe questões abordadas nas consultas públicas 16, 17 e 18, de 2019. O modelo discutido toma como referência sistemas e normas já adotados no Brasil por instituições como o Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários, com a atuação de entidades registradoras.
Na abertura do encontro, a superintendente do órgão, Solange Paiva Vieira, explicou que o objetivo dos trabalhos desenvolvidos pela instituição, nesta frente, é atualizar tecnologicamente e dar mais eficiência aos procedimentos do setor, atendendo a uma demanda da sociedade. “Assim, pretendemos aumentar a cobertura do seguro no Brasil, fazer o seguro crescer. E enxergamos alguns caminhos para isso: com tecnologia, estímulo da concorrência, transparência e estabilidade jurídica”. Solange destacou que o tema já está em discussão na Susep há mais de dez anos, o que marca a necessidade de superar o atraso tecnológico vivenciado pelo setor. Uma das metas é criar condições para que seja possível a contratação de seguros “na palma da mão”, via mobile, por exemplo, em breve.
O registro de operações permitirá a modernização sistemática da forma como os dados são enviados para a Susep. A interface de envio de dados das seguradoras para o órgão será mais eficiente, produzindo informações com mais agilidade, clareza e sem defasagem de tempo, como acontece ainda hoje. Para o chefe do departamento de Tecnologia da Informação da Susep, Leonardo Brasil, uma das consequências finais da automatização é gerar menos custo para as seguradoras – ao contrário do modelo adotado atualmente – e facilitar o processo de monitoramento. A transparência é um dos principais pilares da Susep. Entre os avanços apontados pelos painelistas no encontro está a contribuição das mudanças para os processos de prevenção e combate a fraudes e lavagem de dinheiro e para o monitoramento de eventuais práticas abusivas do mercado.
Encerrando o evento, o diretor da Susep Vinicius Brandi destacou a importância do diálogo adotado ao longo das etapas de implementação do sistema de registro de operações, que tem considerado não só as sugestões que a autarquia recebeu do mercado, mas também a visão do consumidor. “O processo de regulação é de diálogo permanente e aberto com todos os segmentos. É esta transparência que buscamos incentivar”, concluiu.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Susep participa do XVI Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência
- Susep participa de webinar sobre auditoria prudencial nas seguradoras
- Susep destaca iniciativas para levar cultura do seguro à sociedade, no Prêmio de Jornalismo em Seguros
- Realizada solenidade de posse de Alexandre Camillo como superintendente da Susep
- Open Insurance entra em operação com início da implementação da Fase 1
- Susep divulga Síntese Mensal com dados do setor em outubro
- Susep divulga Síntese Mensal com dados do setor em setembro
- Susep avança na regulamentação do credenciamento e funcionamento das Sociedades Iniciadoras de Serviço de Seguro no âmbito do Open Insurance
- SUSEP inicia consulta pública sobre funcionamento das Sociedades Iniciadoras de Serviço de Seguro no âmbito do Open Insurance
- SUSEP : Atualização de dados de Corretores no Sistema de Registro chega a 98,31%
- SUSEP amplia prazo de atualização de dados cadastrais de corretores por mais 30 dias
- SUSEP : Atualização de dados cadastrais de corretores de seguros avança
Adicionar comentário