A importância de ter um seguro para casa
Roubos, raios, incêndios e até enchentes: algumas situações em que ter o seguro residencial faz toda a diferença e pode te fazer passar por uma adversidade com mais tranquilidade.
Passar por situações adversas é algo que ninguém deseja, ainda mais se envolver sua casa, que é um dos patrimônios mais valiosos de uma família. Uma das melhores formas de proteger seu lar é contar com um seguro. Mas será que é mesmo importante ter um seguro para casa?
O que cobre o seguro residencial?
Uma das principais dúvidas das pessoas que estão pensando em contratar um seguro para casa é o que exatamente ele cobre. O primeiro pensamento costuma ser situações como roubos ou invasões domiciliares, algo que infelizmente acontece com frequência no Brasil. Somente no estado de São Paulo, uma casa é invadida a cada hora.
Mas além desse item tão importante, uma apólice de seguro para casa inclui cobertura para incêndio, raio, explosão, danos elétricos, vendaval, vidros, impacto de veículo e até enchente. O que determina o que entra na cobertura é o contratante.
Ainda está em dúvida? Que tal 3 motivos para entender a importância de ter um seguro para sua casa? Confira a seguir!
Assistência para diversas situações
Por mais que você pense que pagar seguro de casa seja interessante apenas para proteger os bens que estão dentro dela em um roubo, a verdade é que as seguradoras costumam contar com equipes que podem fazer pequenos reparos e ajudar em situações adversas.
É claro que tudo depende do seguro que você contratar, mas algumas empresas incluem serviços de chaveiro, limpeza de caixa d'água, revisão da instalação elétrica e revisão de vazamento e até desentupimento.
Inclusive, canos entupidos são uma queixa frequente das pessoas, seja por conta da rede de esgoto da cidade ou por enchentes. E engana-se quem pensa que isso só acontece por aqui: em países da Europa, como Portugal, entupimentos são frequentes. O proprietário de uma empresa de desentupimentos Torres Vedras diz que isso acontece por conta de sistemas de encanamento antigos nas ruas, que não comportam a demanda atual.
Assim, quem contrata um seguro residencial e passa por uma enchente, por exemplo, pode contar com o apoio da equipe para fazer uma limpeza e manutenção dos canos.
Valor investido
Muita gente tem a visão errada de que um seguro para casa é item de luxo e extremamente caro. Mas a verdade é que o valor investido costuma ter um bom custo benefício, especialmente quando comparamos a quantidade de assistências que esse tipo de garantia inclui.
Além disso, ao assinar uma apólice de seguro, você também está economizando tempo, caso haja algum sinistro. Afinal, ao invés de procurar por fornecedores especializados para assistência à domicilio, é só contatar a seguradora!
Indenização
Ninguém prevê ou quer passar por momentos difíceis na vida, ainda mais quando envolve a própria casa. Mas a verdade é que, sem seguro, nada nos dá 100% de garantia de que o lar está realmente protegido, seja de danos leves ou problemas mais complexos. Quem tem seguro residencial tem a tranquilidade de saber que será indenizado caso algo ruim aconteça.
Ou seja, se algo acontecer a sua casa, seja uma invasão com roubo, um raio ou algo mais grave como uma explosão, o seguro dá a certeza de que não precisará gastar seus recursos para fazer os reparos. Assim, seu planejamento financeiro se mantém intacto mesmo com imprevistos!
E atenção para quem mora em apartamento: o seguro condomínio é obrigatório por lei!Esse tipo de seguro geralmente é feito contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial. Vale a pena conferir se o seu prédio tem seguro, e em caso negativo, reunir os moradores para fazer um.
Seguro para casa é importante, sim!
O que não faltam são motivos para contratar um seguro para sua casa. Por mais que pareça apenas mais um gasto, essa pequena atitude pode ser fundamental em caso de imprevistos de todas as proporções. Por mais que ninguém espere por algo ruim, tudo pode acontecer e ninguém está livre de ter grandes dores de cabeça com problemas em casa.
A dica é fazer orçamento com algumas empresas de seguro e ler atentamente os detalhes sobre o que inclui na cobertura. Assim, você poderá tomar uma decisão com a certeza de que estará protegido das situações que não conseguimos prever normalmente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>