Seguro de vida com cobertura para morte acidental – É devida indenização em caso de complicações infecciosas no pós-operatório
Imagem: pixabay.com_CC0 Creative Commons
É nula a cláusula de seguro de vida com cobertura para morte acidental, que exclua dos riscos segurados as complicações pós-operatória, especialmente, em decorrência de infecção hospitalar e todas as suas especificidades, que diretamente resultem na morte ou invalidez do segurado a morte.
A Circular CNSP n. 117/2004 considera acidente, para fins de seguro de pessoas, “o evento com data caracterizada, exclusivo e diretamente externo, súbito, involuntário, violento, e causador de lesão física, que, por si só e independente de toda e qualquer outro causa, tenha como consequência direta a morte, ou a invalidez permanente, total ou parcial, do segurado, ou que torne necessário tratamento médico”.
Em termos objetivos, o processo infeccioso contraído no pós-operatório é “evento com data caraterizada [período de internação], exclusivo e diretamente externo [decorreu da falha de procedimento de esterilização hospitalar], súbito, involuntário [o segurado não desejou ser acometido pela infecção], violento, e causador da lesão física [a morte].”
Assim, quando, em apólice de vida com garantia de morte acidental, exista cláusula de exclusão de risco coberto de um “acidente infeccioso” determinadamente ocorrido em pós-operatório, há clara contradição contratual tornado inócuo o seguro e lesando direito do consumidor segurado e seus beneficiários fazendo incidir o art. 47 e incisos IV e XV, art. 51 do Código de Defesa do Consumidor.
O Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, da 3ª Turma do STJ, no Recurso Especial n. 1.673.368/MG, em 15/08/2017, que trata de morte de segurado por septicemia após cirurgia bariátrica, apontou:
“Constatada a morte acidental do segurado, ocasionada por infecção, septicemia ou embolia, resultante de ferimento visível causado em decorrência de acidente coberto (evento externo, súbito, involuntário, violente e lesionante), é de ser reconhecido o direito à indenização securitária decorrente da garantia morte por acidente.”
Continua o Ministro:
“Assim, a enfermidade que se manifestou no segurado, estado septicêmico, decorreu de infecção originada de um trauma, isto é, de um evento externo, súbito, involuntário e violento, causador de lesão física, enquadrando-se, pois, na definição legal de acidente pessoal. Deve ser afastada, portanto, a alegação da seguradora de que o sinistro decorreu de doenças preexistentes, como a obesidade e a hipertensão.”
Precedentes: i) STJ-4ªT., REsp n. 1.184.189-MS, Rel. Min. Maria Isabel Gallotti, j. 23/03/2012 e ii) STJ-3ªT., REsp n. 782.684-RJ, Rel. Min. Humberto Gomes de Barros, j. 13/03/2008.
Em suma, é direito do segurado e/ou seus beneficiários o recebimento da indenização do seguro de vida por morte acidental com capital segurado corretamente corrigido deste o início da contrata, conforme Súmula 632 do STJ:
“Nos contratos de seguro regidos pelo Código Civil, a correção monetária sobre a indenização securitária incide a partir da contratação até o efetivo pagamento.”
Qualquer disposição contratual fora desta lógica é abusiva ao direito do consumidor segurado e seus beneficiários devendo a indenização ser paga.
Thiago Leone Molena – www.tlma.com.br /
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Porto Seguro anuncia novidades em produtos para torná-los mais competitivos, beneficiando o Corretor
- Novela da Globo mostra importância do seguro de vida
- Curso online “Como vender Seguros de Vida”: Inscreva-se!
- Prudential Registra Alta nas Indenizações do Seguro de Vida
- CVG-SP discutirá “Oportunidades em planos de Previdência e Seguro de Vida”
- O Seguro de Vida deveria estar na sua resolução de ano novo
- Corretores ganham seguro de vida exclusivo
- Porto Seguro Vida oferece orientação em saúde 24 horas
- Prudential do Brasil Vida em Grupo Lança Nova Versão do Programa de Reconhecimento ”Você Conquista. A Gente Reconhece.”, Voltado Para as Corretoras de Seguro Parceiras
- Prudential do Brasil Vida Em Grupo Lança Nova Versão do Programa de Reconhecimento ”Você Conquista. A Gente Reconhece.”, Voltado Para as Corretoras de Seguro Parceiras
- 5 motivos para adquirir um seguro de vida
- As “Histórias de Vida” contadas por quem vende seguro de vida
Adicionar comentário