Entenda por que seguro de auto pode não cobrir dano no caso do manobrista que despencou com carro do cliente
Publicada pelo Cqcs na terça-feira (15/01), a matéria “Manobrista despenca com carro do cliente. Como fica o seguro?” movimentou o portal (e também os Grupos do Bom dia Seguro, o WhatsApp do Cqcs) ao longo do dia. Corretores de seguros e demais profissionais do mercado segurador de diversos cantos do país debateram o assunto incansavelmente e muitos enviaram perguntas relacionadas ao caso e às explicações do consultor Sergio Ricardo, professor da Escola Nacional de Seguros e especialista em Gestão de Risco.
Para esclarecer as dúvidas, o Cqcs voltou a conversar com Sergio Ricardo. Ele explicou que o seguro automóvel prevê cobertura para atos danosos, praticados por terceiros, exceto se constantes nas condições do seguro como prejuízos não indenizáveis pela seguradora.
“Nesta linha, há seguradoras que consideram que se o veículo estiver sendo dirigido, utilizado, conduzido e/ou manobrado, na ocasião do sinistro, pelo segurado, beneficiário, principal condutor ou por qualquer outra pessoa — com ou sem o conhecimento do segurado — sem habilitação legal e apropriada, ou quando tal documento estiver suspenso, cassado, vencido e/ou não renovado por restrições médicas e/ou legais, isso representa motivo para negar o sinistro. Outras seguradoras consideram que não haverá cobertura, simplesmente, quando o veículo estiver sob responsabilidade de guarda de outrem, o que é uma visão mais conservadora, porém correta”, disse.
De acordo com o consultor, na prática, quando se deixa um veículo em um vallet em um hotel ou um restaurante, por exemplo, em verdade, não se sabe se o manobrista, a quem é entregue o veículo para que seja estacionado, tem habilitação, se ele é ou não funcionário ou contratado pelo estabelecimento.
“As pessoas fazem isso porque sabem que há responsabilidade por parte do estabelecimento comercial que disponibiliza o serviço e, por isso, invariavelmente ficam preocupadas em pegar o ticket que comprova a guarda. Significa dizer que não há certeza que haja cobertura pelo seguro de automóveis, mas que com certeza há responsabilidade, que deverá ser cobrada ao estabelecimento, tenha ele ou não seguro”, afirma.
O consultor esclarece que, havendo cobertura, é possível, sim, que a seguradora indenize o segurado. Mas, segundo o professor da ENS, este seguiria sendo prejudicado.
“Claro que, havendo cobertura, a seguradora iria indenizar e depois correr atrás da responsabilidade do estabelecimento, para se ressarcir da indenização paga, mas o segurado de qualquer forma sairia prejudicado: com a perda de bônus na renovação do seguro e, em outra possibilidade, em ter que reparar um veículo eventualmente colidido, utilizando o seguro, mas pagando a franquia”, conclui.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Falta de revisão em veículos pode gerar aumento de 100% no acionamento do Seguro Auto neste fim de ano
- Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: Porto Seguro Auto tira as dúvidas como funcionam as isenções para compra de veículos e seguro para PCD
- Porto Seguro realiza feirão de veículos seminovos com garantia de fábrica
- SOMPO SEGUROS lança novo serviço que conserta danos de sinistros em veículos em até duas horas
- Equipe Segurou vence hackathon da GR1D ao desenvolver plataforma de seguros para veículos seminovos
- Equipe Segurou vence hackathon da GR1D ao desenvolver plataforma de seguros para veículos seminovos
- Alteração no leiaute para envio de dados do seguro de automóveis
- Quem pretende começar 2019 de carro novo pode pagar menos no seguro de automóvel
- Estudo mostra que casamento pode reduzir valor do seguro auto
- Seguro automotivo da HDI Seguros é eleito o melhor do Brasil pela Proteste
- Valor do seguro auto continua em queda e tem redução média de 15,8% neste mês
- Vai viajar de carro nas férias? ComparaOnline levanta o que é preciso saber sobre o seguro auto
Adicionar comentário