Navio de 2,4 mil anos é encontrado intacto no fundo do mar
Os pesquisadores do Projeto de Arqueologia Marítima do Mar Negro, formado por arqueólogos e cientistas marítimos ingleses, búlgaros, suecos, norte-americanos e gregos, anunciaram em 22 de outubro de 2018, a descoberta do naufrágio mais antigo conhecido pela humanidade.
O navio foi encontrado a uma profundidade de mais de dois quilômetros abaixo da superfície do Mar Negro, na costa búlgara, envolta em escuridão, onde permaneceu por milênios sem ser visto por olhos humanos.
O navio possui 23 metros, foi provavelmente fabricado na Grécia antiga, e afundou a mais de 2.400 anos, época em que o mar Negro era um centro comercial com muitas colônias gregas. O navio está em ótimas condições, inclusive com o mastro e o leme intactos.
Segundo os pesquisadores, o bom estado do navio é atribuído a distância de mais de dois quilômetros da superfície e onde a presença oxigênio é muito pouca, o que significa que o material orgânico pode ser preservado por milhares de anos.
A idade do navio foi confirmada após um exame realizado pela Universidade de Southampton na Inglaterra. Como o navio foi encontrado nas imediações da costa Búlgara e próximo ao território que hoje compreende a Turquia, provavelmente realizava transações comerciais com outras civilizações da época.
O navio grego é um dos mais de 60 naufrágios identificados pelo projeto, incluindo navios romanos e uma frota de cossacos do século XVII. Durante o projeto de três anos, os pesquisadores usaram sistemas especializados de câmeras de águas profundas remotas, usadas anteriormente na exploração de petróleo e gás offshore para mapear o fundo do mar.
O professor de arqueologia da Universidade de Southampton e principal investigador do grupo que encontrou a embarcação, Jon Adams, disse o navio encontrado intacto em uma profundidade de mais de dois quilômetros de água é algo que ele acreditava ser impossível e comunicou que esse acontecimento irá mudar a compreensão da construção naval marítima no mundo antigo.
Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>