Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como se preparar e lidar com os sintomas da perimenopausa?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiane Giusti
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Perimenopausa tem impactos na saúde da mulher - Wokandapix por Pixabay Perimenopausa tem impactos na saúde da mulher - Wokandapix por Pixabay

Por muito tempo assuntos relacionados à saúde reprodutiva feminina e à menopausa foram tabus na conversa entre as próprias mulheres. Agora, no entanto, tem crescido o número de personalidades e mulheres conhecidas do grande público, como a atriz Fernanda Lima e a jornalista Sandra Annenberg, contando suas próprias experiências nessa fase da vida. Um desses temas negligenciados é a perimenopausa, fase de transição que antecede a menopausa – pode iniciar, em média, entre quatro e oito anos antes – e ainda é pouco debatida, apesar de seu grande impacto na qualidade de vida das mulheres.

A perimenopausa pode durar anos e traz consigo diversas mudanças hormonais que afetam o ciclo menstrual, a saúde mental, o metabolismo e a sexualidade. De acordo com a Dra. Manuela Lago Miranda, ginecologista e obstetra da Clínica Fares, "essa é uma fase natural da vida da mulher, mas muitas vezes pouco compreendida. No entanto, com informação adequada e acompanhamento profissional, é possível minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida".

Sinais e sintomas da perimenopausa

Um dos primeiros sinais da perimenopausa é a irregularidade menstrual. "Os ciclos menstruais tornam-se mais curtos, depois mais espaçados, até cessarem completamente. Além disso, sintomas como insônia, ansiedade, oscilações de humor e fogachos são frequentes", explica a especialista.

As alterações hormonais têm um impacto profundo na saúde mental. Um estudo recente da Universidade de Cardiff (2024) mostrou que mulheres na perimenopausa são mais de duas vezes mais propensas a desenvolver transtornos depressivos maiores e episódios de mania. Além disso, um dos sintomas comuns nesta fase é o nevoeiro cerebral ou névoa mental, que inclui dificuldade de concentração, esquecimentos, lapsos de memória, episódios de confusão mental e lentidão de raciocínio. "Isso reforça a necessidade de um olhar atento para a saúde mental nessa fase e ao estilo de vida", alerta Dra. Manuela.

Saúde cardiovascular e osteoporose

A perimenopausa também está associada a um aumento no risco de doenças cardiovasculares. "Com a queda dos níveis de estrogênio, há uma piora no perfil lipídico e um aumento na gordura abdominal, fatores que contribuem para o risco de hipertensão, infarto e AVC", diz a ginecologista da Fares. O hipoestrogenismo, essa condição na qual os níveis de estrogênio no corpo estão abaixo do normal, também leva à perda de massa óssea, favorecendo a osteoporose.

Estudos epidemiológicos indicam que a idade de entrada na menopausa também influencia a mortalidade feminina. Mulheres que entram na menopausa antes dos 46,6 anos têm um risco 16% maior de mortalidade por diversas causas. "Esses achados destacam a importância do monitoramento da saúde nessa fase e de intervenções preventivas", pontua Dra. Manuela.

Terapia hormonal e alternativas

A terapia de reposição hormonal (TRH) é o tratamento padrão para aliviar os sintomas da perimenopausa, sendo recomendada para mulheres sintomáticas com menos de 60 anos ou dentro dos dez primeiros anos da pós-menopausa. "A TRH deve ser feita com a menor dose eficaz e pelo tempo necessário. No entanto, existem contraindicações, como histórico de câncer de mama, doenças cardiovasculares e tromboembolismo", esclarece a especialista.

Outras estratégias para aliviar os sintomas incluem mudanças no estilo de vida. "Uma alimentação equilibrada, rica em proteínas e leguminosas, como a soja, pode ajudar. Atividade física regular, hidratação adequada e cuidados com a saúde mental também são fundamentais", recomenda Dra. Manuela.

Saúde sexual na perimenopausa

A diminuição do estrogênio também impacta a saúde sexual. "Com a redução da lubrificação vaginal e afinamento da mucosa, pode haver dor na relação sexual, o que leva, muitas vezes, a uma queda na libido e até mesmo aversão ao ato sexual. Converse com sua ginecologista sobre esses sintomas", explica a médica da Fares. O tratamento pode incluir hidratantes vaginais, lubrificantes e, em alguns casos, terapia hormonal local.

A perimenopausa é um período de transição que exige informação e acompanhamento adequado para minimizar seus impactos. "Cada mulher vivencia essa fase de forma única. O mais importante é buscar apoio profissional e entender as opções disponíveis para um envelhecimento saudável", finaliza a especialista.

Sobre a médica

A Dra. Manuela Lago Miranda (CRM 212134 / RQE 117246) é formada pela Escola de Medicina Souza Marques – RJ e especialista em ginecologia e obstetrícia (IAMSPE, SP). É pós-graduada em Endoscopia Ginecológica (IAMSPE, SP) e pós-graduanda em Sexualidade (IEPOS, SP). É membro da FEBRASGO – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e da SOGESP – Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo. No Instagram @manuelalago.go.

Sobre a Clínica Fares

A Clínica Fares foi fundada em 1988, com a missão de cuidar dos pacientes a partir de um tratamento completo e humanizado. A clínica oferece mais de 44 especialidades médicas e dois mil tipos exames, cirurgias de pequeno, médio e grande porte, procedimentos e terapias. A Clínica Fares conta com um corpo clínico com mais de 200 médicos especialistas e 400 colaboradores, que realizam cerca de 25 mil consultas e mais de 42 mil procedimentos por mês em quatro unidades na capital paulista e Grande São Paulo: Cachoeirinha, Santo Amaro, Osasco e Penha.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: