Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Transtorno da Imagem: Saiba o que é e como reverter esse quadro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  UNINASSAU
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Transtorno da Imagem: Saiba o que é e como reverter esse quadro

Psicóloga indica algumas estratégias que devem ser incorporadas no dia a dia para reduzir o desconforto e o sofrimento gerados pelo distúrbio

Nem todas as pessoas estão plenamente satisfeitas em relação a sua aparência. Querer minimizar ou corrigir alguns pontos que causam incômodos é algo comum para muitas, no entanto, há casos em que essa insatisfação pode ser um indício de algo mais sério, podem indicar um quadro de Transtorno da Imagem. O Transtorno Dismórfico Corporal ou Transtorno da Imagem é um distúrbio psicológico que se caracteriza pela alteração da percepção que o indivíduo tem dele mesmo e pela insatisfação excessiva da sua aparência. Muitas vezes, o descontentamento com a própria figura faz com que as pessoas tenham uma visão deturpada de si mesmas e a mínima imperfeição - muitas vezes algo que só ela enxerga - se torna uma grande questão gerando sofrimento emocional e problemas de autoestima.

Entre as possíveis causas que podem originar esse quadro estão traumas emocionais, pressão estética e predisposição genética. De acordo com a psicóloga e professora do curso de Psicologia da UNINASSAU Recife, campus Graças, Daniella Lima, essa condição pode implicar em diversas consequências negativas na vida de quem é acometido indo desde a baixa estima até doenças mais sérias.

"A depressão é uma das enfermidades que podem não só surgir, como também, agravar o Transtorno Dismórfico Corporal. Esse quadro também pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de disfunções alimentares como anorexia e isso ocorre porque essa condição, aliada a uma baixa estima patológica e a sensação da falta de controle sobre a própria imagem, traz um desconforto em relação ao corpo. Dessa forma, buscando maneiras de amenizar esse sentimento, muitas pessoas recorrem a estratégias radicais para tentar atingir um padrão corporal que para elas são o ideal. Além disso, elas podem se isolar socialmente e se submeter a intervenções e procedimentos que em muitos casos são desnecessários. Esse comportamento é nocivo porque vira um ciclo vicioso, elas sempre irão querer modificar alguma coisa por acharem que nunca está bom o bastante", explica.

A psicóloga ainda afirma que nem sempre o diagnóstico é fácil e rápido, pois o distúrbio pode ser interpretado como vaidade, ou até mesmo apenas como uma baixa-estima sem causa aparente. Para o diagnóstico ser fechado deve-se considerar não só o nível da preocupação com a imagem, mas também, como essa preocupação interfere e causa impactos negativos na vida, no cotidiano e nas relações interpessoais desse indivíduo.

"Quem é afetado por esta condição pode reverter esse cenário com o auxílio de um profissional, além de estabelecer algumas estratégias no dia a dia para reduzir o desconforto e o sofrimento, como fazer terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia, evitar se comparar com outras pessoas, evitar se comparar com fotos de outras pessoas, evitar se olhar no espelho com o intuito de buscar "defeitos" e imperfeições. Nos casos em que já se nota uma depressão, uma ansiedade ou um transtorno alimentar, por exemplo, o indicado é buscar um médico psiquiatra para avaliar o caso, e se necessário, receitar medicação. Assim que os sinais se manifestarem, é preciso buscar ajuda para que a situação não se agrave e para que o paciente tenha mais qualidade de vida e bem-estar", orienta Daniella Lima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: