Setembro Amarelo: IVI “alimenta” a população de saúde emocional com “marmitas”
Aplicativo de saúde emocional promove ativação pelas ruas de São Paulo, uma websérie produzida em um Mustang amarelo e conteúdos exclusivos
A Hisnek, healthtech brasileira que desenvolveu a IVI, primeira assistente virtual de saúde emocional e bem-estar que utiliza inteligência artificial para fazer a prevenção ativa a doenças mentais e promoção à saúde em ambientes corporativos, traz para as ruas de São Paulo, durante o mês de setembro, ações de conscientização em torno do Setembro Amarelo.
No Brasil, a campanha de prevenção ao suicídio foi idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Centro de Valorização da Vida (CVV). Porém, a data nasceu nos Estados Unidos em setembro de 1994, após os pais e os amigos de Mike Hemme, jovem que se suicidou aos 17 anos, decidirem distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.
O legado do jovem começou quando ele resgatou e reformou um Ford Mustang 1968, reconstruindo e pintando o veículo de amarelo brilhante. Assim, ficou cada vez mais conhecido por sua capacidade mecânica e por ajudar outros adolescentes e amigos a reformarem seus carros, se tornando o famoso "Mustang Mike". O mês de setembro tornou-se mundialmente um importante marco para conscientização, prevenção e educação à saúde mental.
Pensando nisso, a Hisnek realiza uma ação especial com uma série de vídeos de histórias contadas de dentro de um Mustang amarelo. A CEO e fundadora da empresa, Carolina Dassie, conduz entrevistas com temas centrais e convidados especializados no tema e que já vivenciaram questões sobre o assunto. Entre os tópicos abordados com os entrevistados, estão: saúde emocional no meio corporativo e digital e como ajudar alguém de forma acolhedora.
A healthtech preparou uma página com conteúdos e recursos exclusivos sobre a data, como saúde mental, e-book para download, curiosidades sobre a campanha Setembro Amarelo e a websérie realizada no Mustang amarelo. Além disso, a empresa está percorrendo as ruas de São Paulo com a ação “Alimente a sua saúde emocional”. Para “alimentar” as pessoas de saúde emocional, estão sendo entregues pequenos refratários que lembram as convencionais “marmitas” de alimentos. Com o objetivo de incentivar o público a olhar com mais cuidado para o bem-estar emocional, na marmita irá conter um QR Code com acesso gratuito à utilização do aplicativo IVI durante sete dias.
“Eu tenho muita vontade de que consigamos efetivamente mexer o ponteiro da saúde mental. O mais importante é levar informação às pessoas sobre um tema tão importante, em uma data tão relevante como o Setembro Amarelo. Ou seja, quanto mais pessoas a gente conseguir impactar e ajudar a valorizar a vida, melhor”, ressalta Carolina.
Setembro Amarelo é sobre cuidado, prevenção e vida
O propósito da IVI é conseguir ajudar as pessoas de forma ativa e efetiva, uma vez que por meio da tecnologia é possível identificar aqueles que estão vulneráveis ou passando por alguma questão específica relacionada à saúde mental. Por isso, o foco principal da campanha da empresa em torno do Setembro Amarelo é o cuidado, a prevenção, a saúde emocional e a vida.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas vivem com um transtorno mental no mundo, e, no primeiro ano da pandemia, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%. Já um estudo da Oracle e Workplace Intelligence realizado em 2020, com mais de 12 mil pessoas em 11 países, apontou que o uso da tecnologia tem sido fundamental para questões relacionadas à saúde mental dentro das organizações.
“O bem-estar das pessoas é algo que eu realmente tenho a intenção e vontade genuína de ajudar cada vez mais”, conclui Carolina Dassie.
Sobre a IVI:
Criada pela Healthtech Hisnek, IVI é um aplicativo de saúde emocional e bem-estar que utiliza inteligência artificial para fazer a prevenção ativa a doenças mentais e promoção à saúde em ambientes corporativos. Por meio de protocolos rígidos de saúde, a solução identifica, através de um funil de saúde mental, os casos mais graves de possíveis transtornos mentais, direcionando-os para tratamentos adequados (conteúdos específicos ou consultas com psicólogos parceiros do app). Além disso, IVI cuida para que casos mais simples não avancem. Todas intervenções clínicas indicadas ao usuário são baseadas em evidências científicas validadas internacionalmente.
A IVI valoriza a cultura de cada cliente e perfil de público, com planos de engajamento exclusivos. Além do app, a IVI oferece um programa completo de capacitação personalizada, prevenção, gestão de crise e cuidado, transformando o ambiente de trabalho em um local seguro, inspirador, acolhedor e produtivo. Para o RH, as informações e dados gerados são organizados e passados de maneira anônima e clusterizada através de um dashboard, obedecendo todas as bases legais previstas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). E esses resultados vão possibilitar a construção de um ambiente cada vez mais sadio e feliz. Vale ressaltar que o aplicativo também funciona como um hub de outros benefícios da empresas voltados a saúde emocional. Atuante no mercado desde 2014, a Hisnek é comandada pela economista Carol Dassie, que, em 2019, desenvolveu a IVI como solução de colaboração entre as empresas. Hoje, a IVI atende mais de um milhão de vidas. No portfólio de clientes da startup estão nomes como Ambev, Suzano, Volvo, Rodobens e Pearson.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>